a vida artística e intelectual brasileira já era expressiva no fim dos anos 1950 e no início da década de 1960 mas ainda limitada a complete relativamente restritos(Ridentes)
Respostas
Resposta:
Círculos.
Explicação:
Durante a ditadura a vida artística e intelectual no país tinha uma relativa “organização”, mas
ainda não atingia a todos os grupos e todas as classes sociais, Marcelo Ridente diz que, “A vida
artística e intelectual brasileira já era expressiva no fim dos anos 1950 e no início da década de
1960, mas ainda limitada a círculos relativamente restritos”, segundo o mesmo autor, o que pode
ter mudado, e que deu maior expressão as manifestações artístico-culturais no período ditatorial
foi “o avanço do processo de modernização sob bases autoritárias no período da ditadura.
Novas relações sociais trazidas pela industrialização e urbanização crescentes conviveram com
a persistência de formas de sociabilidade não capitalistas”, Ridente faz uma analise ótima sobre
o que poderia ter provocado o amadurecimento desse processo no país, onde progresso e
atraso conviviam/convivem de forma indissociável, “o ‘moderno’ se combinaria com o ‘arcaico,
num emaranhado que teve consequências também no plano das artes e da cultura, com o
amadurecimento da indústria cultural, a integração e a resistência a ela