Densidade demográfica; natalidade e mortalidade; Povos Indígenas
Objetivo
Identificar as principais características demográficas brasileiras, bem como os conceitos básicos usados no estudo da população.
Densidade demográfica; natalidade e mortalidade; Povos Indígenas. O termo População corresponde ao número de pessoas que habitam um determinado território ou região. De 1991 a 2005: a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos. No entanto, o crescimento demográfico brasileiro vem sofrendo reduções nos últimos anos. A população continuará aumentando, porém em um ritmo menos acelerado. População relativa ou densidade: Divisão do número de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, a concentração de habitantes em determinada área. As maiores densidades demográficas estão localizadas no litoral, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul. O fato pode ser explicado principalmente por razões históricas, econômicas e políticas. O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: povos indígenas, o branco e os povos africanos. Os indígenas constituem a população nativa (originária) do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os africanos foram trazidos para o trabalho escravo. Em um espaço que vivem e circulam muitas pessoas diariamente, de diferentes lugares do mundo, a cultura acaba por se transformar dia após dia. Esse encontro de diversos estilos de pessoas e grupos faz do Brasil um país de grande diversidade de culturas e etnias. No Nordeste, por exemplo, havia um maior número de escravizados, por causa dos engenhos e canaviais. Então, a relação entre povos africanos e brancos foi maior que em outras partes do país. Já em São Paulo, a mistura entre etnias foi mais intensa entre brancos e povos indígenas, pois havia poucos povos africanos na região. Com uma formação tão diversificada, a cultura brasileira é bastante rica e ampla. POVOS INDÍGENAS: Povos indígenas são habitantes originários do Brasil, quando o território ainda não tinha esse nome. Existiam inúmeras etnias indígenas que viviam na região e ocuparam diferentes espaços do território. Os povos indígenas mantinham línguas, hábitos alimentares e tradições religiosas distintas, o que constituía uma enorme diversidade cultural. Atualmente, de acordo com a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a população indígena brasileira que vive em aldeias já contatadas é calculada em cerca de 460 mil pessoas. Contudo, na época da chegada dos portugueses, estima-se que haviam em torno de 3 milhões de índios espalhados pelo território.
Agora que você estudou sobre os conteúdos, reflita sobre o seguinte questionamento: O que leva o território brasileiro apresentar uma diversidade cultural tão grande? Realize uma pesquisa sobre os povos indígenas existentes no Rondônia .
SOCORRO PRA AGR VO DA MUITOS PONTOS
Respostas
respondido por:
7
Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
yagomaleski:
cara vlw sério!!!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás