Respostas
respondido por:
3
A escassez de chuvas dificulta o desenvolvimento vegetal nos solos desérticos. Estes são muito finos, pois consistem unicamente em fragmentos desfeitos de rocha: areias e cascalho. Em algumas zonas, a rápida evaporação da água, em conseqüência da intensa irradiação solar, deixa o solo recoberto por uma camada de sais. Nesses casos formam-se crostas calcárias, gípseas e salinas com vários metros de espessura.
Além disso, a aridez determina a pobreza do manto vegetal e a existência de vastos territórios desnudos, pois nesses ecossistemas sobrevivem apenas as espécies capazes de resistir ao meio hostil. Isso explica a ausência de árvores, enquanto arbustos, tufos de gramíneas e diversas plantas herbáceas apresentam formas xerófilas, isto é, adaptadas às condições de aridez.
A vegetação do deserto se caracteriza pelo grande desenvolvimento das raízes, pela redução das superfícies de evaporação (nanismo das plantas, redução ou até o desaparecimento das folhas) e pelo espessamento dos tecidos que constituem reservas de água, como nas chamadas plantas graxas ou suculentas (em especial o cacto). Nos desertos polares, durante o curto verão desenvolve-se uma vegetação de tundra na qual se destacam musgos e liquens, plantas anuais de breve ciclo vegetativo, mas com sementes capazes de suportar longos períodos de seca e baixíssimas temperaturas e de germinar na primeira oportunidade. São plantas que também aparecem nos desertos tropicais.
A pobreza e a distribuição desigual da vegetação revelam as precárias condições de vida nos desertos. Ausente nas áreas mais secas, a vegetação se concentra nos lugares onde a água corre a pouca profundidade ou a umidade do solo é maior: oásis, leitos dos cursos fluviais, maciços montanhosos.
respondido por:
0
as plantas que compõem a vegetal do deserto são adaptadas com o clima que desenvolveu espinhos ao invés de flores ou folhas para diminuir a perda de água e que armaneza água dentro de seu caule.
Espero ter ajudado✌
Espero ter ajudado✌
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás