Atividades.
1- O que foi a Revolução russa de 1917?
2 - Como era a situação da Rússia antes da Revolução de 1917?
3 - Num congresso realizado na Rússia pelo partido Operário Social Democrata, em 1903, surgiram dois grupos, quais eram ?
4 - O que defendiam os bolcheviques?
5 - O que defendiam os mencheviques?
6 - O que foi o Domingo Sangrento?
7 - O que eram sovietes?
8 - Qual o fato que aumentou a crise interna da Rússia e fez crescer o movimento revolucionário?
9 - Quais os fatores que levaram o Czar Nicolau II, da Rússia, a abdicar em 1917?
Respostas
1: Guerra civil, que durou de 1917 a 1921.
2: Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas.
3: Bolcheviques e Mencheviques
4: Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.
5: Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
6: Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa.
7: São colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território ou mesmo indústria.
8: Em 1914 Czar entrava com a Rússia na primeira guerra mundial. Porém, o país estava despreparado e com estratégias de guerra ultrapassadas. Isso fez com que aumentasse a crise interna da Rússia e fez crescer o movimento revolucionário.
9: Nicolau II foi forçado a abdicar em 1917 pois havia perdido o apoio de todos os setores importantes da sociedade russa: militares, operários, burguesia nacional e mesmo de parte dos monarquistas.