Faça uma pesquisa na internet e/ou em livros e encontre 3 doenças respiratórias que não foram
explicadas neste material, citando o nome da doença e seus principais sintomas.
ajudar
Respostas
Resposta:
1. Asma
A asma é uma doença crônica que atinge todas as faixas etárias, embora tenha maior acometimento em crianças. Quando se diz que alguém teve uma crise asmática, quer dizer que houve inflamação dos brônquios, ou seja, estruturas por onde passa o ar.
Dessa forma, as secreções geradas pela inflamação impedem a passagem de ar de forma adequada, prejudicando o fluxo. A presença dos produtos inflamatórios aumentam, ainda, a tosse do paciente, além de provocar o característico chiado no peito.
A doença em si não tem cura, mas é de suma importância a detecção dos fatores que desencadeiam a crise, para que, assim, eles possam ser evitados. Uma vez que a doença se manifesta de forma aguda, o tratamento requer medicamentos que provoquem uma broncodilatação, facilitando a passagem aérea.
Vale ressaltar que alguns fármacos de uso disseminado podem piorar as crises. Então, é sempre fundamental consultar o médico antes de tomar qualquer medicação.
2. Bronquite crônica
Comumente, é possível observar a confusão feita entre asma e bronquite. Como o próprio nome sugere, a bronquite também é uma inflamação dos brônquios, os quais ficam preenchidos por secreções e causam sintomas muito comuns quando comparados à asma.
No entanto, existe um fator que diferencia as duas doenças: o tempo de manifestação. Conforme foi dito, a asma está muito associada às crises, ou seja, condições agudas que vêm e passam. Por outro lado, a bronquite se manifesta por um período mais prolongado: pelo menos, 3 meses, por 2 anos consecutivos.
É importante dizer que a bronquite crônica está relacionada com o tabagismo, principalmente em indivíduos que já fumam há mais de 30 anos. Portanto, interromper o uso do cigarro é uma medida fundamental para evitar a piora do quadro.
3. Pneumonia
A pneumonia é uma doença infecciosa, provocada por um vírus, bactéria, fungo ou reações alérgicas. Embora não seja uma inflamação, a presença de secreções nos brônquios facilitam a contaminação diante do agente infeccioso.
Os sintomas da doença se diferem daqueles que foram mencionados. A tosse produtiva, de fato, também é observada. Porém, na pneumonia há, ainda, a presença de febre alta, dor torácica, alterações na pressão e mal-estar associado à prostração.
O tratamento da condição deve ser prescrito por um profissional da saúde, visto que, geralmente, requer o uso de antibióticos. Além disso, deve ser avaliada a necessidade de internação e, caso seja, deve ser providenciada rapidamente.
Resposta:
Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica muito comum em crianças. Ainda não tem cura conhecida, contudo, é possível ter uma vida normal e saudável ao seguir o tratamento adequado e tomar alguns cuidados no dia a dia. Inclusive, os sintomas podem desaparecer ao longo do tempo.
Sintomas da asma
Os principais sintomas dessa doença pulmonar são o chiado ao respirar, o aperto no peito, a tosse seca e a respiração curta e rápida. Esses sinais tendem a ser mais intensos em determinados períodos do dia, como à noite e durante as primeiras horas da manhã.
Causas da asma
Existem diversos fatores que potencializam o aparecimento da asma e podem agravar os sintomas — em especial, agentes ambientais e genéticos. Estamos nos referindo à exposição a partículas de poeira, ácaros e fungos, além de variações no clima, umidade, temperaturas baixas, histórico familiar, má formação na região respiratória, obesidade, sedentarismo, excesso de atividades físicas, entre outros.
Complicações da asma
A asma pode desencadear algumas situações graves, como:
insônia e ansiedade;
alterações permanentes na estrutura e no funcionamento dos pulmões;
tosse persistente;
necessidade de uso de aparelhos de ventilação para respirar;
hospitalização e internação;
morte, em casos mais graves.
Desculpe mas não sei de outras doenças