• Matéria: Filosofia
  • Autor: 5199828az
  • Perguntado 4 anos atrás

Explique o que foi o comércio as navegações e a diversidade cultural para o surgimento da filosofia​


josedasilvajs: Eu fiquei com dó pq ninguém te respondeu. ;)
josedasilvajs: e já faz 5 dias.

Respostas

respondido por: josedasilvajs
4

Resposta:

A Grécia (Hélade) nada mais foi do que um conjunto de cidades-Estados (Pólis) que se desenvolveram na Península Balcânica no sul da Europa. Por ser seu relevo montanhoso, permitiu que grupos de pessoas (Demos) fossem formados isoladamente no interior do qual cada Pólis desenvolveu sua autonomia.

Constituída de uma porção de terras continental e outra de várias ilhas, bem como também em virtude da pouca fertilidade dos seus solos, a Grécia teve de desenvolver o comércio como principal atividade econômica. Assim, e aproveitando-se do seu litoral bastante recortado e com portos naturais, desenvolveu também a navegação para expandir os negócios, bem como mais tarde sua influência política nas chamadas colônias.

Explicação:

Esse modo de estruturar a sociedade e pensar o mundo é comumente classificado como período Homérico (devido a Homero, poeta que narra o surgimento da Grécia a partir da guerra de Troia). Mas com o tempo, algumas contradições foram sendo percebidas e exigiram novas explicações. Surge, então, a Filosofia. Eis os principais fatores que contribuíram para o seu aparecimento:

- As viagens marítimas,

- A construção do calendário;

- O uso da moeda;

- A invenção do alfabeto e o uso da palavra;

- O crescimento urbano;

- A criação da Política

(são alguns ex.)

Espero ter te ajudado. :)#

Perguntas similares