• Matéria: Português
  • Autor: w0nao
  • Perguntado 4 anos atrás

Um chá muito louco

— Já descobriu a solução da adivinha? — disse o chapeleiro, voltando-se para Alice.

— Não, desisto. Qual é a resposta?

— Não faço a menor ideia — disse o Chapeleiro.

— Nem eu — acrescentou a Lebre de Março.

Alice suspirou, cansada:

— Acho que vocês podiam fazer com o tempo coisas muito melhores do que gastá-lo com adivinhas sem respostas.

CARROLL, Louis. Alice no País das Maravilhas. Trad. Ana Maria Machado. 3a ed. São Paulo: Ática, 1999, p. 70

incoerência - falta de lógica; ausência de ligação, de nexo entre fatos, ideias, ações etc.; desarmonia, desconexão, discrepância, inconsequência. Exemplo: em uma narrativa em que os acontecimentos se passam no século XIX, seria incoerente uma personagem utilizar um telefone celular - uma incoerência temporal.

Incoerências podem ser defeitos do texto e prejudicam a verossimilhança interna. Mas os autores muitas vezes utilizam propositalmente a incoerência para provocar efeitos de humor.

a) Explique a incoerência da ação de uma personagem nessa passagem do texto.

b) Embora absurda, a atitude do Chapeleiro não quebra a verossimilhança interna da narração. Por quê?

Respostas

respondido por: gabrielpossan
11

Resposta:a) Exemplo de resposta: O Chapeleiro tinha proposto uma adivinha a Alice e, nesse trecho, ele cobra a solução. Como Alice não resolveu o problema, tanto ela como o leitor esperam uma resposta. No entanto, ele e a Lebre, inconsequentemente, confessam que também não sabem que semelhanças existem entre um corvo e uma escrivaninha. Portanto, a ação da personagem é incoerente.

b) Resposta possível: Propor uma adivinha que não tem solução é uma atitude incoerente, mas pode ser explicada como troça (brincadeira, gozação), como forma de provocar o humor (tanto o mau humor de Alice, irritando-a, como o riso do leitor). No texto, além dessa finalidade humorística, o fato de o Chapeleiro ser maluco confere verossimilhança interna à sua atitude. Seria inverossímil se ela fosse coerente, sensata. De um maluco, esperam-se maluquices.

Explicação:


anneelisyferraz: obrigada
anneelisyferraz: .....
Perguntas similares