Respostas
Resposta:
Socorro é um município no estado de São Paulo no Brasil . A cidade está localizada no Rio do Peixe e na Serra da Mantiqueira , fazendo divisa com o estado de Minas Gerais ao norte e leste. Atualmente, a economia da cidade está baseada no setor de confecção ( malharia ), ecoturismo e esportes de aventura.
Explicação:
Fundação
Socorro foi colonizada em 1738 pela Pizza Simão Toledo, após a saída dos índios Carajás por causa das incursões dos Bandeirantes . Na época era conhecida como Campanha de Toledo (Campanha de Toledo), pertencia ao então denominado Sertão de Bragança (Campo de Bragança) e tinha uma população de 922 habitantes. Em 1839, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construída no local onde hoje fica a Igreja Matriz da cidade. A primeira missa foi realizada em 9 de agosto, aniversário do município. No entanto, só em 1883 é que se tornou realmente um município. Em 1889, tornou-se comarca .Em 1945, Fernando Costa , então governador de São Paulo, elevou-a à condição de "Estância Sanitária".
Café e imigração italiana
Desde o século 19, a cidade é uma importante produtora de café. Com a queda da escravidão e o início da chamada República Velha , os imigrantes italianos chegaram a São Paulo para substituir os escravos agora livres nas fazendas de café. Os fazendeiros paulistas queriam uma ferrovia para levar seu café aos portos com mais eficiência. Com o início da construção das ferrovias ligando o litoral ao interior, foi criada a Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, tendo sua primeira estação ferroviária inaugurada em 18 de março de 1872, em Campinas .
Em 21 de abril de 1909, foi construído o trecho Socorro, e a cidade começou a se desenvolver mais rapidamente. Em 1929, com a Grande Quebra de 1929 e a depressão subsequente , muitos cafeicultores viram suas produções diminuindo, o que levou a maioria à falência. Assim, muitos italianos tiveram a oportunidade de comprar terras por um preço barato.
As chamadas "Pracinhas" chegam a Socorro em 14 de agosto de 1945.
Em 1945, a cidade foi visitada pelas “Pracinhas” - integrantes da Força Expedicionária Brasileira , que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial .
Em 1978, Socorro passou a ser "Estância Turística" e recuperou seus direitos políticos, permitindo que sua população elegesse seus prefeitos.
Investimentos em Turismo
Em 2004, restaurantes, hotéis, teatros e outros serviços tiveram quatro anos para adaptar totalmente seus edifícios para pessoas com deficiência. Fazia parte do projeto Socorro Acessível. Desde 2005, a Socorro participa da Adventure Sport Fair e, em 2005, o Ministério do Turismo do Brasil falou sobre acessibilidade nesta feira. Os esportes de aventura eram a parte mais difícil, pois seria necessária a criação de equipamentos adequados, além de rampas, cadeiras de rodas e banheiros reformados. À medida que o ministério, ONGs e empresas locais e a prefeitura se uniam, os estudos necessários para tais adaptações foram realizados.