Leia o texto a seguir.
Sem colonização não há uma boa conquista e, se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser colonizar. Francisco López de Gómara. Historia general de las Indias. Madri: 1852, p. 181.
1. (UNB/Adaptada) A apreciação acima, proferida por um eclesiástico do século XVI, expõe aspectos envolvidos no assentamento e desenvolvimento do Império espanhol na América. Acerca desses aspectos, assinale a opção correta *
1 ponto
a) Na região andina, desde o primeiro momento, houve forte resistência ao avanço da conquista espanhola, principalmente nas cidades de Potosi e La Plata.
b) A área que atualmente pertence ao Chile foi a que menos resistência ofereceu à colonização espanhola, em virtude de sua baixa densidade demográfica e do caráter tribal da população.
c) A mesoamérica, onde havia uma organização político-administrativa pré-colombiana, é exemplo de colonização de sucesso, uma vez que, nesse território, os espanhóis deram continuidade às estruturas existentes.
d) Hernán Cortez foi o espanhol responsável pela conquista do Império Asteca. Com um exército com pouco mais de 500 homens ele dominou a extensão do Império Asteca. Essa vitória se deu, em grande parte, pela superioridade bélica dos espanhóis.
2. (FGV-SP/Adaptada) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento em áreas com características diversas na América do Norte. Embora a fundação das Treze Colônias tenham ocorrido praticamente no mesmo contexto histórico, diferenças estruturais foram estabelecidas na organização das colônias. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que: *
1 ponto
a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e de subsistência, voltada para o mercado interno e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.
b) baseava-se numa forma de servidão temporária, muito semelhante à praticada na Europa durante a Idade Média, que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras
c) baseava-se numa economia escravista, latifúndio monocultor, voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão. Nessa região, a colonização se assemelhava a colonização portuguesa.
d) caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora. A produção colonial visava atender, prioritariamente, o mercado interno.
Respostas
da melhor resposta ai :)
1 D
2 C
1) O texto proferido pelo eclesiástico faz referência ao processo de colonização da América Espanhola em que:
“Hernán Cortez foi o espanhol responsável pela conquista do Império Asteca. Com um exército com pouco mais de 500 homens ele dominou a extensão do Império Asteca. Essa vitória se deu, em grande parte, pela superioridade bélica dos espanhóis. ” (alternativa b).
Embora a civilização asteca estivesse entre as mais avançadas em termos de organização política, arquitetura e grandes riquezas, não possuíam as armas de metal, de fogo e o uso do cavalo para o combate, o que foi um dos principais responsáveis pela sua conquista.
2) Sobre a conquista colonial inglesa e as terras da região onde estavam localizadas as “colônias do Sul” é correto afirmar que “baseava-se numa economia escravista, latifúndio monocultor, voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão. Nessa região, a colonização se assemelhava a colonização portuguesa. ” (alternativa c).
As colônias do sul eram formadas por grandes aristocratas latifundiários escravistas, que tinha como base econômica as plantações de algodão e tabaco, produtos de grande valor no mercado internacional da época.
O clima favorável dessa região, permitia a produção desses produtos. Nas colônias do Norte o trabalho era livre e realizado em minifúndios, com a produção voltada para o mercado interno.
A colonização espanhola e a colonização inglesa
A colonização espanhola, tinha como o principal objetivo a exploração das riquezas das colônias. Tudo o que era produzido ou extraído da região, era enviado para a metrópole. A mão de obra era realizada pelos indígenas de maneira compulsória. Havia um rígido controle com a metrópole.
Já a colonização inglesa na América do Norte, tinha como um dos objetivos a ocupação do território, embora os colonos do sul, estivessem mais ligados ao comércio com a metrópole.
Os colonos do Norte possuíam grande autonomia. A metrópole considerava a região menos importante principalmente porque possuía um clima semelhante ao da Inglaterra, sem a possibilidade da produção de produtos tropicais, valorizados no mercado internacional.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a coloniação na América espanhola e na América inglesa em:
https://brainly.com.br/tarefa/45544483
https://brainly.com.br/tarefa/29313749