Respostas
Resposta:
Quando a adolescência chega, ocorre um atraso do sono. Isso acontece principalmente por causa de dois hormônios: o cortisol e a melatonina. O cortisol é o hormônio responsável por nos manter acordados e em alerta durante o dia, enquanto a melatonina prepara o corpo para o sono.
O que acontece nos adolescentes é que a melatonina, responsável pelo sono, tem o seu pico de excreção mais tarde. Isso atrasa o sono. Então, acaba virando um ciclo, uma vez que o cortisol também é atrasado. Por isso, os adolescentes acordam mais tarde ou sofrem para acordar mais cedo.
Existem outros fatores também que precisamos levar em conta…
Durante a adolescência, ainda mais na geração atual, os adolescentes estão mais do que conectados. Eles passam muito tempo em computadores, tablets e celulares. O uso desses eletrônicos durante a noite causa uma grande alteração do sono. Isso porque a melatonina (responsável pelo sono) é muito sensível à luz. Assim que o nosso olho capta luz, ela é inibida. Por isso, o sono acaba sendo atrapalhado quando há um uso prolongado desses aparelhos antes da hora de dormir.
Explicação:
O que acontece nos adolescentes é que a melatonina, responsável pelo sono, tem o seu pico de excreção mais tarde. Isso atrasa o sono. Então, acaba virando um ciclo, uma vez que o cortisol também é atrasado. Por isso, os adolescentes acordam mais tarde ou sofrem para acordar mais cedo , Quando a adolescência chega, ocorre um atraso do sono. Isso acontece principalmente por causa de dois hormônios: o cortisol e a melatonina. O cortisol é o hormônio responsável por nos manter acordados e em alerta durante o dia, enquanto a melatonina prepara o corpo para o sono