Respostas
Resposta:
epende da comparação. Se comparada a massa de um núcleo atômico, realmente a massa do elétron é desprezível, porém sua massa é imensamente maior que a massa de um neutrino, então nesse caso, ela não seria desprezível.
Físicos costumam chamar grandezas de desprezíveis quando seu valor é pequeno demais para interferir nos resultados de um problema. Por exemplo, quando pulamos, por conservação de momento linear, o planeta Terra também deve se afastar. Porém como o planeta é muito mais massivo que nossos corpos, o movimento do planeta é DESPREZÍVEL. Fazendo as contas, se pularmos um metro de altura, o planeta se move para baixo menos de 10^-24 m. Para ter idéia isso é menos de um trilionésimo do tamanho de um átomo...
Assim, em problemas que envolvem coisas mais pesadas que elétrons, sua massa é desprezível, mas em outros casos, não.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Por convenção, diz-se que o elétron tem carga de -1, o próton tem carga de +1 e o nêutron, de zero. O átomo como um todo não tem carga, devido ao número de prótons ser igual ao de elétrons. A soma das massas dos elétrons em um átomo é desprezível em relação à massa dos prótons e nêutrons.
Explicação: