Respostas
Resposta:
PRINCIPAIS MATÉRIAS PRIMAS DOS TECIDOS
A primeira delas é a fibra, que forma o fio. Essa fibra pode ser de origem natural (animal, vegetal ou mineral), artificial ou sintética. Vamos entender a diferença entre cada uma:
Fibras naturais – São as fibras extraídas prontas da natureza. Podem ser encontradas nas folhas, caules, sementes e frutos de árvores, secreção e pelos dos animais ou de minerais como o amianto.
Neste grupo estão as fibras de algodão, coco, linho, abacá, malva, lã e seda, entre outras.
As fibras naturais são características por oferecerem conforto, flexibilidade, durabilidade e resistência e, por isso, sempre são associadas a tecidos de qualidade.
Fibras artificiais – São as fibras produzidas em um processo artificial, porém a partir de matérias primas naturais, como os polímeros. Essas fibras, apesar de serem naturais, precisam de manipulação artificial para se transformarem em fibras.
Alguns exemplos de fibras artificiais são a viscose, o acetato, modal e lyocel.
Elas são famosas por reterem bem as cores e por serem muito resistentes, além do toque sedoso e da secagem rápida.
Fibras sintéticas – São fibras produzidas através de processo químico da indústria petroquímica.
Neste grupo estão o poliéster, poliamida, o acrílico e o elastano, dentro outros.
Formam tecidos leves, macios e com boa elasticidade.
Tecidos mistos – os tecidos mistos surgiram como uma opção para reduzir custos de uma peça, uma vez que a fibra natural tem um custo mais elevado e também para resolver problemas das fibras sintéticas, como de não absorver bem a tintura.
Essa mistura gera os tecidos mistos e a mais comum é a do algodão com o poliéster. O resultado é um tecido com o conforto e frescor proporcionado pelo algodão e pela resistência e durabilidade oferecidas pelo poliéster.
Piquet, malha e tricolini são alguns exemplos de tecidos mistos. Esse tipo de tecido têm sido eleito o preferido das costureiras, pela facilidade em costura-lo e também por não amassarem com facilidade.
Apesar de o tecido 100% algodão garantir uma qualidade altíssima, o tecido misto, com algodão e outra fibra, como o poliéster, por exemplo, tende a encolher muito menos, o que conta com um ponto favorável a esse tecido