gente eu nao entendi essa
Observa-se que nas células de indivíduos com hepatite medicamentosa há um aumento significativo na quantidade de:
a. Retículo endoplasmático liso
b. Retículo endoplasmático rugoso
c. Complexo golgiense
d. Lisossomo
e. Ribossomo
Respostas
Resposta:
Hepatite D, o que é? É uma infecção causada pelo vírus D da hepatite (HDV). A hepatite D, também chamada de Delta, está associada com a presença do vírus B da hepatite (HBV) para causar a infecção e inflamação das células do fígado.
Explicação:
Resposta: e) Ribossomo
Explicação:
A entrada do vírus no organismo ocorre através da ingestão de partículas virais que infectam o trato digestório, a replicação do HAV ocorre no fígado, no citoplasma dos hepatócitos.
A replicação é iniciada com a interação do HAV a receptores específicos presentes na superfície da célula hospedeira, após o reconhecimento pelos receptores o vírus é internalizado por endocitose. No citoplasma da célula, o vírus perde o capsídeo proteico, e o genoma de RNA fita simples e polaridade positiva passa a atuar como RNA mensageiro (RNAm) para a síntese da poliproteína viral. O lugar de entrada interna do ribossomo (IRES), presente na região 5’NC, direciona a tradução do genoma viral usando a maquinaria ribossomal da célula hospedeira.
A tradução da poliproteína se inicia com a ligação do IRES à subunidade 40S do ribossomo celular. Proteínas não estruturais do HAV (2B-3Dpol) sintetizam uma cópia do RNA complementar de polaridade negativa (replicativo intermediário), que servirá de molde para a síntese de novas
fitas de polaridade positiva, que sintetizarão novas proteínas virais.