• Matéria: ENEM
  • Autor: roberto7318
  • Perguntado 4 anos atrás

alguém poderia dar uma nota para essa redação ? não precisa detalhar os erros, apenas dar a nota para cada competência """"""No filme “As vantagens de ser invisível”, o protagonista Charlie, após a perda de seu melhor amigo, desenvolveu ansiedade e depressão, o levando a frequentar instituições de tratamento para os seus transtornos. Ao ingressar no ensino médio, o personagem precisou lidar com estigmas constantemente associados às suas patologias; Bem como na sociedade atual brasileira, onde jovens iguais a Charlie precisam enfrentar os preconceitos relacionados às suas condições, que, em sua maioria, culminam na rejeição, prejudicando assim a inserção na sociedade, e consequentemente, a busca por ajuda e tratamento.
Apesar de as redes sociais serem meios de amplo alcance e impacto social, podendo ser utilizadas para rápida propagação de informações e debates sobre saúde mental, estas, por sua vez, são usadas por muitos para o cultivo de uma realidade ilusória criando noções de perfeição e estabelecendo padrões cada vez mais segregacionistas, alimentando assim a propagação de ódio e desrespeito diante do tido como diferente, além da disseminação de informações errôneas sobre o assunto, endossando ainda mais a ignorância das pessoas.
Por conseguinte, esse capacitismo cultuado pela sociedade preconceituosa, atrelado à falta de acesso à informação, e agravado pela precariedade das políticas de assistência e tratamento, pode levar a consequências muito negativas naqueles afetados por algum transtorno mental. O estereótipo injusto afeta a forma como os pacientes interagem com os serviços de saúde e com o mundo, uma vez que a doença passa a ser o aspecto central da sua identidade. O impacto do estigma na autoestima do paciente pode levá-lo ao desenvolvimento ou agravamento de outras doenças mentais, como a depressão, aumentando o risco de suicídio.
Portanto, é urgente que o Ministério da Saúde em parceria com mídias digitais, promovam através de propagandas e transmissões em canais sociais com a presença de especialistas, a fim de informar a população sobre a gravidade e importância do assunto e incentivar a procura por tratamento em casos de sofrimento psíquico. Além disso, as escolas e universidades, devem realizar o acolhimento e a discussão do tema, através de uma educação crítica e informativa a respeito do que são as doenças mentais e o impacto delas na sociedade, por meio de palestras, rodas de debate, etc. Assim, o povo poderá ter acesso a informações especializadas, combatendo o preconceito e, ao mesmo tempo, oferecendo ajuda à ainda retraída população que a necessita, evitando que casos como o de Charlie continuem a se repetir. """"

Respostas

respondido por: nicolasabed6
1

Resposta:

Nota 6

Explicação:

Perguntas similares