Essa tirinha essa tirinha crítica de forma humorada a dificuldade de se definir o sujeito de acordo com uma definição completa mas existe outra definição problemática ainda muito comum faça uma pesquisa em outras gramáticas a procura dessa definição
Respostas
Resposta:
O sujeito é alguém ou algo de quem ou do que se fala. Ele é facilmente identificado na oração através da utilização do método de pergunta, por exemplo: O ajudante da loja correu muito com o veículo.
Explicação:
O sujeito pode ser formado por um ou dois núcleos. No primeiro caso, é classificado como sujeito simples; no segundo, como composto. O núcleo do sujeito (parte mais importante) pode ser representado por um pronome substantivo (substituto do nome), substantivo (palavra que nomeia os seres) ou palavra substantivada (embora não seja substantivo, no contexto em questão é classificada como tal). Acompanhe os exemplos:
verbal, ou seja, o morfema (menor unidade com significado) que indica o número e a pessoa, demonstra que o sujeito 1 é “ nós”, enquanto o 2 é “eu”. Isso se torna lógico se for usado outro pronome ou mesmo substantivo; na hora, percebe-se que não faz sentido, portanto, a única possibilidade é a que o verbo define, ou seja, 1ª pessoa do plural e 1ª pessoa do singular, respectivamente.
Quando o sujeito não aparece na frase, ou por não poder ser determinado, ou por não querer determiná-lo, ele é classificado como indeterminado, sendo assim classificado em duas situações:
I. Quando não há sujeito expresso e o verbo encontra-se na 3ª pessoa do plural.
Compraram jabuticaba.
II. Quando o verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligação aparece ao lado da partícula “se” – nesse caso, classificada como índice de indeterminação do sujeito. O verbo não sofre flexão, permanecendo na 3ª pessoa do singular.
Algumas orações não vão possuir sujeito, sendo, por isso, classificadas como orações sem sujeito. Para que recebam essa classificação, as orações precisam ter as seguintes características:
Verbo indicando fenômeno da natureza:
Trovejou a noite toda.
Verbo haver usado com o sentido de existir:
Houve manifestações em todo Brasil.
Verbo fazer, estar e ser indicando tempo transcorrido ou fenômeno da natureza:
Faz 11 anos que me casei.
Está frio.
É cedo.