POR FAVORRR
Escreva um texto com o mínimo de 300 caracteres relacionando a Primavera Árabe com os movimentos migratórios pelo mundo e com o aumento do número de refugiados.
Respostas
Resposta:
Conjunto de revoltas que ocorrem no mundo árabe
A primavera árabe é um conjunto de revoltas, protestos e conflitos ocorridos no mundo árabe contra os governos. As manifestações estão relacionadas à busca de mudanças sociais, a falta de direitos e a crítica aos governos totalitários. A nomenclatura é uma metáfora relacionada ao desabrochar das flores e representa a tomada de consciência desses povos. As revoltas começaram em 2010 na Tunísia e se alastraram por diversas regiões. Entre os países envolvidos estão: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã.
Contexto histórico
Depois da Guerra Fria (1991), o sistema político dos Estados Unidos torna-se o ponto de referência para vários países. No entanto, algumas localidades do mundo árabe não aderiram aos conceitos democráticos e mantiveram suas ditaduras familiares. Em 2010, os povos começam a se levantar contra os vários anos de totalitarismo e realizam manifestações para pedir novas políticas sociais.
O ápice do movimento aconteceu na Tunísia em 2011 quando Mohamed Bouazizi, jovem de família humilde, ateou fogo no próprio corpo após ter os produtos da sua banca de frutas confiscados pelo governo. Isso desencadeou protestos em vários locais do país e os poderes do presidente Zine el-Abdine Ben Ali (que estava no comando da Tunísia desde os anos 1980) começaram a ser questionados.
No mesmo ano, o governo de Ben Ali foi derrubado e a população conseguiu estabelecer a democracia no país. Depois desta primeira revolta, outras agitações aconteceram em diversas localidades do mundo árabe, entre as quais a Argélia, Jordânia, Egito e Iêmen.
Explicação:
coloca como melhor resposta pvfr
Resposta:
A Primavera Árabe não se trata de um evento, de algo breve ou de uma estação do ano, trata-se de um período de transformações históricas nos rumos da política mundial. Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.
Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países. No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. Veja abaixo as principais informações a respeito de cada uma dessas revoluções.
Explicação: