a diferença é sempre atribuída e nomeada no interior de uma determinada cultura. E, é claro, ela é atribuída a partir de uma posição que se toma como referência. No contexto da sociedade brasileira, ao longo de sua história, foi sendo produzida uma norma a partir do homem branco, heterossexual, de classe média urbana e cristão" (LOURO, 2011, p. 65). A partir da citação da autora, é correto afirmar: A. Ser diferente na contemporaneidade é ser aceito sem problemas, pois a diversidade cultural é a ordem do momento. B. A normalização é um processo imposto pelo Estado, ao qual os indivíduos precisam submeter-se obrigatoriamente. C. As diferenças que existem nas mais variadas culturas são homogêneas e costumam repetir-se em todas as nações. D. O homem branco, heterossexual, de classe média urbana e cristão não se encaixa na sociedade brasileira, pois somos altamente miscigenados. E. É no interior dos grupos sociais, a partir das práticas culturais destes, que são produzidos os conceitos daqueles que serão tidos como normais e dos que se desviam desse padrão pelas suas diferenças.
Respostas
Resposta:
E. É no interior dos grupos sociais, a partir das práticas culturais destes, que são produzidos os conceitos daqueles que serão tidos como normais e dos que se desviam desse padrão pelas suas diferenças.
Explicação:
Resposta:
ALTERNATIVA E
É no interior dos grupos sociais, a partir das práticas culturais destes, que são produzidos os conceitos daqueles que serão tidos como normais e dos que se desviam desse padrão pelas suas diferenças.
Explicação:
A autora esclarece que a diferença também é produzida no interior das diversas culturas, por justamente se contrapor ao que foi produzido por esses grupos sociais como norma socialmente aceita. As características relacionadas ao homem (masculino) branco, heterossexual, de classe média e cristão representam a referência, o padrão de homem imposto pelos colonizadores europeus às nações que colonizaram, incluindo o Brasil. Logo, as diferenças não serão homogêneas, pois dependem do que é estabelecido em cada cultura, não unicamente pelo Estado, mas por todos os membros dessa comunidade ou nação que compartilham da mesma cultura.