• Matéria: Português
  • Autor: alinesilvavicente42
  • Perguntado 4 anos atrás

artigo de opinião sobre a série lupin

Respostas

respondido por: lucielle662
1

Resposta:

Entre uma ótima adaptação literária e uma trama não tão surpreendente, 'Lupin' é, na verdade uma série mediana com uma boa narrativa, a qual não é suficiente para sozinha fazer a produção ser excelente.

Explicação:

Em Lupin, Sy é Assane Diop, um imigrante senegalês que, na adolescência, viu seu pai ser incriminado pelo roubo de um colar valioso. Antes de ser mandado para a prisão, porém, o velho motorista deixou um último presente para o filho: um romance de Arsène Lupin. Mais que um refúgio, a obra se torna uma inspiração para o jovem elaborar sua vingança contra os patrões milionários que mancharam o nome do seu pai.

Não faltam referências a Arsène Lupin por toda a série, algumas mais escancaradas do que outras. Porque, embora o seriado até brinque com acenos mais sutis para agradar os fãs hardcore dos livros, Diop nem sequer tenta esconder sua admiração pelo personagem nos seus planos mirabolantes. Pelo contrário. Seus pseudônimos são anagramas para o nome do ladrão de casaca, e as situações em que se envolve remetem a contos de Leblanc a ponto destas “coincidências” chamarem a atenção de um dos detetives que o procuram. Afinal, ele, como Assane, também é aficionado pelos livros.

A dinâmica de gato e rato com a polícia, somada à dramaticidade dos esquemas, é atraente por si só. Mas, para Lupin ser esta homenagem contemporânea interessante e maratonável, era necessário que seu protagonista tivesse um apelo sedutor semelhante ao do ladrão original. Neste sentido, não poderiam ter escalado alguém melhor que Omar Sy para o papel. Mais até que a elegância exigida para ser esse Arsène Lupin moderno, o ator francês esbanja carisma e acrescenta uma dose de malícia ao personagem de tal modo que não dá para desviar o olhar. Não à toa é tão fácil torcer para o sucesso dos seus crimes. Assane é irresistível.

Além disso, é notável como debates sociais relevantes se entrelaçam com a jornada de Assane nos pequenos detalhes e o despem quase completamente dessa fachada de anti-herói. Um olhar torto ou um comentário sobre a aparência do protagonista são o suficiente para ilustrar o racismo da sociedade parisiense e até validar moralmente alguns de seus crimes. Como condená-lo, por exemplo, por roubar as joias de uma senhora que diz sentir saudades dos tempos do Congo Belga?

Perguntas similares