• Matéria: História
  • Autor: GabrielSilvak9118
  • Perguntado 4 anos atrás

A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como: a) movimentos isolados em defesa de ideias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos; b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política; c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português sem propósito separatista. d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano. e) manifestações separatistas de ideologia liberal contrárias ao domínio português.

Respostas

respondido por: jujuinha2004
1

Resposta:

Letra C

Explicação:

tendo todas estas manifestações ocorrido ou na região das Minas Gerais (Guerra dos Emboabas e a Revolta de Vila Rica) ou na província de Pernambuco (Guerra dos Mascates), sendo movimentos locais de contestação de alguns aspectos da colonização.

O principal "alvo" destas manifestações eram as cobranças excessivas de impostos, que não se convertiam em benefícios para os moradores locais, e o modo, muitas vezes autoritário, como a Coroa fazia esta cobrança. Quando a cota mínima de impostos em zoons de exploração de ouro não era atingida,  por exemplo, ocorria a derrama, que era o confisco da propriedade pessoal dos colonos para pagar estes impostos, o que era visto como um abuso.

Perguntas similares