Em meados do século 19, o Paraguai se estranhava com o Brasil e a Argentina por causa de disputas comerciais e fronteiriças. Ao mesmo tempo, o Uruguai se esforçava para manter sua independência diante dos interesses de brasileiros e argentinos no seu território. Em 1864 e 1865, Francisco Solano López, ditador paraguaio, lançou ataques contra o Brasil (no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul) e contra a Argentina para desestimular as interferências dos dois países [...].
O conflito retratado nesse texto se desenvolveu a partir de razões
políticas e econômicas.
relacionadas ao pacto colonial.
relativas aos interesses estadunidenses.
religiosas e científicas.
Respostas
Resposta:
O conflito retratado no texto se desenvolveu por motivos políticos e econômicos.
A América do Sul apresentou vários conflitos, entre eles sobre as disputas territoriais da região da Bacia de Prata. Um dos motivos principais que deflagraram a guerra foi a invasão das terras do Brasil pelo Paraguai e o interesse que a Inglaterra tinha sobre a região platina.
A entrada do Brasil na guerra teve motivação também nos seus interesses quanto a definição das fronteiras e da garantia de uma navegação livre pelo Rio Paraguai.
A guerra foi favorável para os ingleses porque eles emprestaram milhões de librar para os países, com juros altos, da Tríplice Aliança.
No século 19, o Paraguai ser estranha com o Brasil e a Argentina por causa de divergências políticas e econômicas, haja vista que o que estava em jogo eram territórios fronteiriços da região da Bacia de Prata. Dessa forma, a resposta correta é a letra A.
Quais os motivos da guerra entre Paraguai, Brasil e Argentina?
O maior motivo que desencadeou a guerra foi a invasão do território brasileiro por parte do Paraguai. Nesse sentido, o Brasil prontamente defendeu suas terras e acabara por definir suas fronteiras e limites de suas terras.
Aprenda mais sobre a guerra do Paraguai aqui: https://brainly.com.br/tarefa/610432