Respostas
Resposta:
A música como patrimônio cultural imaterial
Para a Unesco, o patrimônio cultural imaterial da humanidade abrange aquelas tradições e expressões que grupos e indivíduos vão passando de geração em geração, nas comunidades, podendo incluir a cultura musical, assim como a dança, literatura e saberes de um povo.
O samba de roda baiano, que foi reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, é um exemplo do valor que a música tem na cultura e de como ela pode ser transmitida de pai para filho.
Vindo de fortes tradições africanas, o samba de roda apareceu no século XVII com a cultura dos escravos e com uma parte de contribuição portuguesa na poesia, instrumentos e língua. Numa mistura de festa com poesia, música e danças, o samba de roda sobrevive até os dias de hoje, principalmente no recôncavo baiano.
O samba urbano, que tem o Rio de Janeiro como referência, teve influências diretas do samba de roda.
No Brasil também há o reconhecimento de bens imateriais como patrimônio cultural, o que feito pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Jongo, uma dança tradicional ao toque de tambores, está na lista deste Instituto.
Reconhecer que a música pode ser considerada um patrimônio cultural auxilia na criação de políticas e ações para valorizar e manter as expressões culturais do Brasil, contando a história de cada estilo, ensinando a praticar música e contribuindo para que esta cultura continue passando para as próximas gerações.
Explicação: Espero ter ajudado
Resposta:
e aqula coisa ne? confia na de cima