Quais os tarefas devem ser feitas pelo
obeso para diminuir o peso corporal e
adquirir qualidade de vida.?
Respostas
Resposta:
Faça uma reeducação alimentar, pratique exercícios físicos, consulte um médico, tenha o suporte de um nutricionista e evite o sedentarismo.
Explicação:
Resposta:
O que é a obesidade?
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) complementa dizendo que a obesidade está associada a riscos para a saúde por causa de sua relação com complicações metabólicas, como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e resistência à insulina.
Quais exames são necessários?
Os exames necessários e complementares para o diagnóstico, segundo o Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), variam, pois dependem do resultado do IMC.
Com o dado numérico, unidades de saúde devem fazer o direcionamento para estratégias de prevenção e tratamento. Ou seja, a partir do que o paciente apresenta, a equipe de saúde vai conseguir seguir um protocolo de investigação para ver se há alguma comorbidade, se é um problema endocrinológico, de família, e então fazer os exames específicos para ter o retrato mais específico sobre o quadro.
Tem cura?
Para controlar a doença, é necessário que a pessoa mude seu estilo de vida, ou seja, que faça reeducação alimentar e que comece com alguma atividade física.
Com essas ações controladas, permanentes e conjuntas, a pessoa pode sair do quadro de obesidade e ter uma melhora na qualidade de vida. De qualquer forma, é necessária a ajuda de um especialista neste acompanhamento.
Tratamento para obesidade Para o tratamento da obesidade, os médicos devem observar os fatores de risco existentes para entenderem qual é a gravidade da situação do paciente.
Alimentação saudável, não há como não pensar em reeducação alimentar quando se faz um tratamento para obesidade. Com a alimentação adequada, a ingestão calórica diminui e isso afeta no ganho de peso, desde que esteja aliada a uma prática regular de exercícios.
Prática de atividade física Antes de mais nada, os profissionais orientam que a atividade física é qualquer movimento corporal produzido por músculos e esqueletos que resulta em um gasto energético.
A partir desta premissa, com a prática regular e constante dessas atividades, além do paciente melhorar o condicionamento físico, ele também sentirá diminuição no apetite, melhora do perfil de gordura, aumento da ação da insulina e melhora da autoestima e sensação de bem-estar.
A cirurgia bariátrica sempre deve ser tida como a última opção dentre as outras. Ela é indicada para pacientes obesos que não apresentaram resposta ao tratamento clínico com medicamento, nem com a reeducação alimentar ou a prática de exercícios.
Quando o paciente é submetido a uma cirurgia, tem uma perda de peso de 20 a 35% do peso que tinha antes da bariátrica, e pode apresentar melhoras em relação às doenças relacionadas à obesidade.