• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: manogalinho
  • Perguntado 4 anos atrás

fale um pouco sobre o abuso ​

Respostas

respondido por: helioogas
3

Resposta:

Indica um comportamento inadequado, excessivo, contrário aos costumes e à harmonia. Em sentido estrito, refere-se a abuso sexual.

respondido por: 0AlbertEinstein0
2

Olá.

Abuso emocional ou psicológico

Xingamentos, controle, posse, manipulações, chantagens, excesso de instabilidade na relação, medo, humilhação… O abuso psicológico ou violência emocional se manifesta em diversas dessas formas.

Nele, é comum que a vítima sinta que deixou de ser ela mesma e que também peça desculpas por um erro que não cometeu. Esse é um tipo de abuso que pode acontecer de forma explícita ou bastante sutil, o que dificulta sua percepção e causa confusão em quem está passando por ele.Isso acontece porque as manipulações são muitas vezes disfarçadas de carinho, cuidado e preocupação.  

Está em dúvida se isso ocorre com você? Esse tipo de abuso normalmente te faz questionar a si mesma, duvidar do seu potencial e da sua percepção. Então se faça algumas dessas perguntas: sente-se culpada? Passa mais tempo irritada, exausta e triste do que feliz? Se respondeu sim, fique alerta! Não é porque não há agressão física ou xingamentos que não é um relacionamento abusivo.      

Abuso Físico

Ele “nunca te bateu”, mas já puxou seu braço, já te beliscou, te segurou forte ou usou da força física para “te acalmar”. Ele não te agride, mas desconta a raiva batendo em mesas, portas, paredes e objetos, como forma de demonstrar o seu poder e fazer ameaças veladas: você será a próxima.

A agressão física não é caracterizada apenas pelo espancamento, ela vai além de um tapa ou um empurrão, lembre-se: o que começa com um grito pode sim se tornar um tapa futuramente. É comum também que o abusador após ser agressivo ou violento peça desculpas, chore e prometa que não vai mais repetir esse comportamento. Tal arrependimento é um dos estágios do ciclo da violência.

Abuso Sexual

O abuso sexual não acontece somente quando há estupro.  Se sentir forçada a fazer algo que não quer através de chantagens, ameaças, força física, manipulações e mentiras também é um indicativo dessa violência.  

Quando há abuso sexual no relacionamento a vítima faz coisas contra a sua vontade para agradar o parceiro ou para evitar conflito, discussões ou que ele se torne violento. Em muitos casos, essa pressão para satisfazer o abusador faz com que ele não aceite não e insista bastante até que a mulher acabe cedendo.

Não se esqueça que suas escolhas devem ser respeitadas no que diz respeito ao que você quer ou não fazer, ou até mesmo sua forma de prevenção, como por exemplo, não admita a proibição de uso de anticoncepcionais ou ato sexual não seguro (tirar/furar a camisinha no meio do ato sexual). Jamais terceirize sua saúde!

Se você escuta frases do tipo “Se me amasse de verdade você faria isso” ou “Todas as mulheres fazem isso, você deveria fazer também” antes ou durante relações sexuais com seu parceiro pode estar em um relacionamento abusivo. Procure ajuda!

Importante: o abuso sexual não acontece só entre desconhecidos. Não é porque você está em um relacionamento que é obrigada a fazer o que não quer. Não há nada de errado em dizer “sim” para algumas coisas e “não” para outras.

Abuso financeiro

Se você chegou até aqui, já sabe que os relacionamentos abusivos envolvem diferentes tipos de agressões, além das físicas. O abuso financeiro vai além de um tipo de violência em si e é, também, um dos principais fatores que impossibilitam a saída da mulher da relação.  

Esse tipo de abuso é um dos principais motivos para o alto número de violência contra a mulher, pois, sem renda própria elas são manipuladas, humilhadas, controladas e até agredidas física e sexualmente. Isso não quer dizer que mulheres independentes financeiramente também não entrem em relacionamentos abusivos, mas a dependência financeira dificulta a saída desses relacionamentos.

O abuso pode começar de forma sutil, quando o parceiro te controla com presentes e dinheiro, te deixando dependente daquela ação. Ou até mesmo quando na rotina você deixa que ele tome decisões financeiras por você.  

Se você não tem conta bancária pessoal, acesso ao crédito ou ao seu cartão, se ele controla seus gastos e te manipula através do dinheiro. Se você escuta frases do tipo: “onde você vai morar se se separar de mim?” e “cancelei seu cartão, você não pode pagar um advogado se não tiver dinheiro.” “saia já dessa casa!”,  provavelmente você está em um relacionamento abusivo.  

Reter o cartão de crédito, ameaçar e/ou manipular para que a mulher não trabalhe, provocar demissão da parceira, brigar porque a mulher ganha mais ou cresceu na carreira, determinar como gerir o salário que ela recebe, são também alguns exemplos.

Espero ter ajudado, tenha um bom dia!

(Favor colocar como melhor resposta)

Perguntas similares