Medidas preventivas são a base para que todo um planejamento de segurança funcione. Seu objetivo é antecipar riscos e impedir que acidentes aconteçam. Relacione as principais medidas preventivas com pelo menos um exemplo de cada uma para uma situação em que um empregado, por descuido, perde todas as informações de seu computador.
Respostas
Resposta:
Use mecanismos de proteção:
O uso de mecanismos de proteção, como programas antimalware e firewall pessoal, pode contribuir para que seu computador não seja infectado/invadido e para que não participe de atividades maliciosas.
Seja cuidadoso ao manipular arquivos:
Alguns mecanismos, como os programas antimalware, são importantes para proteger seu computador contra ameaças já conhecidas, mas podem não servir para aquelas ainda não detectadas. Novos códigos maliciosos podem surgir, a velocidades nem sempre acompanhadas pela capacidade de atualização dos mecanismos de segurança e, por isto, adotar uma postura preventiva é tão importante quanto as outras medidas de segurança aplicadas.
Proteja seus dados:
O seu computador pessoal é, provavelmente, onde a maioria dos seus dados fica gravada. Por este motivo, é importante que você tome medidas preventivas para evitar perdê-los.
Faça regularmente backup dos seus dados. Para evitar que eles sejam perdidos em caso de furto ou mal-funcionamento do computador (por exemplo, invasão, infecção por códigos maliciosos ou problemas de hardware;
Crie um disco de recuperação de sistema:
Discos de recuperação são úteis em caso de emergência, como atualizações mal-sucedidas ou desligamentos abruptos que tenham corrompido arquivos essenciais ao funcionamento do sistema (causado geralmente por queda de energia). Além disso, também podem socorrer caso seu computador seja infectado e o código malicioso tenha apagado arquivos essenciais. Podem ser criados por meio de opções do sistema operacional ou de programas antimalware que ofereçam esta funcionalidade.
Use apenas programas originais:
O uso de programas não originais pode colocar em risco a segurança do seu computador já que muitos fabricantes não permitem a realização de atualizações quando detectam versões não licenciadas. Além disto, a instalação de programas deste tipo, obtidos de mídias e sites não confiáveis ou via programas de compartilhamento de arquivos, pode incluir a instalação de códigos maliciosos.
Explicação: