Respostas
Resposta:
A pergunta “O que é Arte?” não é simples de ser respondida. Conforme veremos na matéria, seu significado foi se transformando conforme os séculos se passaram.
Etimologia
O termo “arte” está relacionado com a palavra latina “ars” que significa habilidade ou ofício.
O primeiro uso conhecido da palavra vem de manuscritos do século XIII, no entanto, a palavra e suas muitas variantes provavelmente existiam desde a fundação de Roma (27 a.C).
Interpretações filosóficas
A definição de arte tem sido debatida por séculos entre os filósofos.
Trata-se da questão mais básica presente no campo da Estética (ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza, da beleza e dos fundamentos da arte).
De maneira geral, a definição está centrada nas categorias: representação, expressão e forma. Além destas, acrescentamos mais duas que correspondem a debates mais contemporâneos.
1. Arte como Representação (mimesis)
Platão (428 a.C – 347 a.C) foi o primeiro a desenvolver a ideia de arte como “mimese”, que, em grego, significa cópia ou imitação.
É a partir desse filósofo que, durante séculos, tivemos a definição do conceito artístico como a representação de algo tal qual nos é mostrado pela natureza.
Na Grécia Antiga, o teatro tinha um importante papel de educador da vida. As peças encenadas refletiam sobre os acontecimentos, pessoas e lugares. Logo, a verossimilhança era necessária.
É daí que entendemos a Arte como Representação.
Explicação:
Até aproximadamente o final do século XVIII, uma obra de arte era avaliada com base na fidelidade com que reproduzia seu tema.
Esse tipo de definição (que ainda existe porém não de maneira hegemônica) leva as pessoas a darem um grande valor a obras muito realistas, como as de Michelangelo, Peter Paul Rubens, Velásquez, etc.