Respostas
Resposta:
De modo geral, há dois motivos que afetam principalmente o sinal de um celular: grande distância da torre de telefonia e obstruções causadoras de interferência.
Como a cobertura das operadoras é baseada em uma série de torres de telefonia celular colocadas em posições estratégicas, o ideal é que seu celular se conecte automaticamente, de torre em torre, ao sinal fornecido. À medida que o usuário se aproxima dos limites da cobertura de telefonia, ou seja, onde não há mais torres de celular, o sinal enfraquece de maneira gradual, até desaparecer.
Além disso, qualquer obstrução física entre a torre de celular e o seu dispositivo também gera interferência no sinal — o que explica aquele ponto no meio da cidade, dentro da área de cobertura, em que você não consegue sinal de jeito nenhum. Isso é o que chamamos de sombra de telefonia.
Em outras palavras, as áreas de sombra de telefonia são aquelas em que barreiras físicas — como montanhas, morros, edifícios, elevadores, telas metálicas e concreto — ou fatores técnicos da operadora interferem na recepção perfeita do sinal. Áreas de difícil acesso, como encostas de montanhas, zonas rurais e locais afastados, comumente, são áreas de sombra.
Explicação: