3) As orações subordinadas dividem-se em três grupos, de acordo com a função sintática que desempenham e a classe de palavras a que equivalem. Podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais. Para notar as diferenças que existem entre esses três tipos de orações, tome como base a análise do período a seguir:

Só depois disso percebi que as palavras dele eram profundas.

Nesse período composto, o complemento da forma verbal "percebi" é a oração " que as palavras dele eram profundas". Ocorre aqui um período composto por subordinação, em que uma oração desempenha a função de objeto direto do verbo da outra oração. O objeto direto é uma função substantiva da oração, ou seja, é função desempenhada por substantivos e palavras de valor substantivos. É por isso que a oração subordinada que desempenhada esse papel é chamada de oração subordinada substantiva.
Pode-se também modificar o período simples original transformado em oração o adjunto adnominal do núcleo do objeto direto, "profundidade". Observe:
Só depois disso percebi a "profundidade" que as palavras dele continham.

Nesse período, o adjunto adnominal de "profundidade" passa a ser oração "que as palavras dele continham". O adjunto adnominal é uma função adjetiva da oração, ou seja, é função exercida por adjetivos, locuções adjetivas e outras palavras de valor adjetivo. É por isso que são chamadas de subordinadas adjetivas as orações que, nos períodos compostos por subordinação, atuam como adjuntos adnominais de termos das orações principais.
Outra modificação que podemos fazer no período simples original é a transformação do adjunto adverbial de tempo em uma oração. Observe:

Só quando caí em mim, percebi a profundidade das palavras dele.

Nesse período composto, "Só quando caí em mim" é uma oração que atua como adjunto adverbial de tempo do verbo da outra oração. O adjunto adverbial é uma função adverbial da oração, ou seja, é função exercida por advérbios e locuções adverbiais. Portanto, são chamadas de subordinadas adverbiais as orações que, num período composto por subordinação, atuam como adjuntos adverbiais do verbo da oração principal.

Com base no que foi lido, o Período Composto por Subordinação é aquele cujas orações dependem sintaticamente uma da outra para que façam sentido, então, o período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada.

No que diz respeito ao posicionamento desse autor, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A frase: Joinville, que é considerada a cidade das bicicletas, oferece ciclovias adequadas. O termo demarcado entre vírgulas representa a oração composta subordinada adverbial explicativa.
PORQUE

II. Tendo mais de uma oração e, consequentemente, se está relacionado à subordinação é porque existe uma relação de dependência entre as orações que o compõem, tal dependência é manifestada pela função sintática que um determinado termo de uma oração exerce sobre a outra.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma verdadeira.
C. As asserções I e II são proposições falsas.
D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Respostas

respondido por: EderSorocaba
65

Resposta:

E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

respondido por: Danas
11

As virgulas pode ser usada para separar uma explicação em uma oração composta subordinada adverbial explicativa, então teremos o conteúdo adverbial dentro das virgulas (alternativa E).

O termo "que é considerada a cidades das bicicletas" modifica a frase explicando adicionando uma oração composta subordinada com uma característica da cidade, é uma oração que depende da primeira, por isso é subordinada.

A subordinação é um processo de dependência entre as orações que o compõem, o português é bastante complexo e a função sintática é algo que pode ser orientado de acordo com a vontade do escritor.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/32302735

Anexos:
Perguntas similares