1. Em seu texto, o artista relata que em certo momento do trabalho passou “a pensar a trilha como algo meio sinfônico”. O que ele quis dizer com isso?
2. Como o corpo aparece no processo criativo da música composta por Arnaldo Antunes?
3. Por que Arnaldo Antunes diz que a dança torna possível ver a música?
4. Você se surpreendeu ao ver a dança e ouvir a música depois de ler o texto? Por quê?
5. Que elementos você utilizaria para fazer uma música sobre o corpo?
Respostas
Resposta:
1 O desenvolvimento indica o desdobramento e a recapitulação é a retomada do tema inicial para a finalização. A sinfonia é uma obra composta por orquestra. Arnaldo Antunes retoma temas musicais, sons, ruídos e palavras nos oito movimentos criados para a coreografia e, por isso, compara sua composição a uma sinfonia, porque busca articular diversos trechos pequenos.
2 O corpo aparece por meio de textos, palavras e ruídos orgânicos, como grunhido, grito, respiração, pulsação, som de pele, arfar, salivação, o sangue bombeado dentro das veias, roçar de pele, os cabelos batendo, o roncar da barriga, e também no uso de ritmos tribais tratados de forma tecnológica para produzir um híbrido entre organismo e mecanismo
3 Ele observou nos ensaios que a relação entre os sons corresponde à relação entre os corpos no espaço. A dança destaca as relações entre camadas dos instrumentos. Ele percebeu, por exemplo, que, assim como temas musicais aparecem na música, também células básicas de movimento reaparecem na coreografia. Essas visualizações permitem ouvir melhor a música.
Explicação:
1. A sinfonia musicalmente retrata a reprodução de intervalos de oitava, quinta e quarta justas. Para além das partes técnicas, a sinfonia é encarregada de alguns membros como o maestro e seus responsáveis pelas partituras. Na dança contemporânea do Grupo Corpo, há muitos bailarinos e digamos que Arnaldo Antunes compôs de acordo com a poética e os movimentos que ditaram a música, como um maestro.
2. O corpo aparece com Arnaldo Antunes explorando todas as camadas dele. Seu album é poético e descritivo:
"O corpo existe, dado que exala cheiro.
E em cada extremidade existe um dedo.
O corpo se cortado espirra um líquido vermelho."
(Arnaldo Antunes)
3. Os movimentos da dança seguem a música e a materializam.
Sobre as questões 4 e 5, deve ler o texto e ouvir a música. Conhecer um pouco do espetáculo do grupo também acrescenta no conhecimento artístico e interpretativo.
O Grupo Corpo
É uma companhia brasileira com carreira há mais de 40 anos. É respeitada nacionalmente e internacionalmente com seus espetáculos brilhantes de dança contemporânea.
"Corpo" é o nome do espetáculo dos anos 2000 em que Arnaldo Antunes participou realizando a trilha sonora e composição.
Sobre Dança Contemporânea:
https://brainly.com.br/tarefa/30688188
#SPJ2