João, biomédico, trabalha em um respeitável laboratório de análises clínicas em sua cidade. Certo dia, um paciente, durante a coleta de sangue, perguntou o que ele achava da auto-hemoterapia (procedimento em que o sangue venoso do paciente é colhido e reinjetado no mesmo indivíduo por via intramuscular). O paciente disse que viu na Internet que a auto-hemoterapia é muito boa, pois fortalece o sistema imune. João respondeu informando que, apesar de não existir nenhum artigo científico que comprove a eficácia da auto-hemoterapia, é um procedimento muito interessante, pois conhece vários pacientes que fizeram e foram beneficiados. A atitude de João está:
A.
Correta - pois João se baseou na própria vivência, que comprova a eficácia do procedimento, recomendado por vários outros profissionais que já o fizeram.
B.
Incorreta - pois o paciente não está apto para fazer esse procedimento sozinho. João deveria ter se colocado à disposição para fazê-lo caso o paciente quisesse.
C.
Correta - pois, apesar de não ser uma prática autorizada pelo Conselho de Medicina, o Conselho de Biomedicina indica e motiva os biomédicos a fazê-lo.
D.
Incorreta - pois não existem evidências científicas que comprovem a eficácia da auto-hemoterapia. João deveria informar o paciente de que a falta de comprovação é motivo suficiente para se evitar o procedimento.
E.
Correta - pois o Código de Ética do Biomédico diz que o profissional deve ser leal e solidário com seus colegas e pacientes, contribuindo para a harmonia da profissão.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: letra D
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás