Segundo Avila-Pires(1987), discussões sobre a oportunidade e prioridade de se desenvolverem pesquisas básicas, giram frequentemente em torno das restrições impostas pela limitação de recursos disponíveis e invocam a responsabilidade social do cientista. Argumentam, uns contra o alegado desperdício de verbas, sempre escassas, em projetos cujos resultados terão mera importância teórica ou potencial, outros a favor da pesquisa acadêmica, que eventualmente revelará suas aplicações práticas. AVILA-PIRES, Fernando Dias de. Por que é básica a pesquisa básica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 3, n. 4, p. 505-506, Dec. 1987. Analise as afirmativas a seguir. ( ) A ciência básica produz conhecimento que alimenta os processos de inovação e é feita a longo prazo, de modo que se esperam retornos financeiros de forma imediata. ( ) A ciência aplicada estuda formas de aplicação do conhecimento científico em benefício da sociedade visando uma utilidade econômica a longo prazo. ( ) Ambas, ciência básica e aplicada, produz conhecimentos novos e são muito importantes para o avanço científico. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Escolha uma:
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
eu nao fasso ideia de como responder
leobragancar:
Segundo Vicente et al (2015), a globalização possibilitou que termos como tecnologia, inovação se tornassem muito presentes no discurso mercadológico. O investimento em pesquisa e inovação passou a ser considerado como um fator de sobrevivência para as empresas e até mesmo para o país, uma vez que seus resultados afetam amplamente o desempenho econômico de todo um país.
respondido por:
26
Resposta:
F-F-V corrigido pelo AVA
Explicação:
A Ciência básica não espera retornos financeiros, pretende descobrir coisas novas, sem se preocupar com a utilidade do que está sendo estudado.
A Ciência aplicada visa soluciona problemas práticos, e é importante para o desenvolvimento tecnológico.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás