• Matéria: História
  • Autor: joaovictoreberhadt89
  • Perguntado 4 anos atrás

1) sobre o coronelismo, responda: a) quem era o coronel? b) O que era o voto de cabresto? Como esse voto poderia acontecer? c) O que era o clientelismo? Isso ainda existe? Justifique

Respostas

respondido por: kaah443
1

Resposta:

A) O Coronel era uma figura que comandava as eleições locais, eram homens ricos donos de fazendas.

B) Sistema de controle político usado para favorecer candidatos que compram votos.

C) É a relação de troca de favores entre cidadão e candidatos através do voto, ocorre ainda nos dias atuais.

respondido por: semnickk
1

a) Era representado por lideranças que iam desde o "áspero guerreiro" Horácio de Matos a um letrado Veremundo Soares, possuindo como "linha-mestra" o controle da população. Como forma de poder político consiste na figura de uma liderança local — o coronel — que define as escolhas dos eleitores em candidatos por ele indicados.

b) O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.

naquela época era aberto, de tal modo que era possível ver em quem o eleitor iria votar. Valendo-se dessa “brecha legal”, os coronéis deslocavam jagunços para os locais de votação para ver em quem qual candidato o eleitor iria votar.

c) Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.

sim, No Brasil temos uma grande quantidade de exemplos de clientelismo que vão desde a compra de votos à distribuição de benefícios somente na época das eleições.

Igualmente, verificamos o clientelismo quando o candidato eleito tem que retribuir o apoio a sua eleição com nomeações de pessoas não qualificadas a cargos públicos, intervenção na burocracia estatal e favorecimento de aliados em detrimento a outros fora do seu círculo de apoio.

O coronelismo, predominante na época da Primeira República, favoreceu este tipo de relação no Brasil.

Perguntas similares