Respostas
Resposta:
Glândulas exócrinas: São aquelas que produzem secreção e liberam-nas através de canais ou ductos para cavidades internas ou para fora do corpo. Como exemplo dessas glândulas, podemos citar as sudoríparas e as salivares. Essa última lança a sua secreção (saliva) dentro da cavidade bucal, enquanto a sudorípara lança o suor na superfície da pele
Glândulas endócrinas: Sem a ajuda de canais, essas glândulas liberam sua secreção diretamente no sangue. As secreções das glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Como exemplo, podemos citar a tireoide, paratireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos.
Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que produz suco pancreático (porção exócrina) e os hormônios insulina e glucagon (porção endócrina).
Explicação:
Resposta:
As secreções das glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Como exemplo, podemos citar a tireoide, paratireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos. Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina.
Explicação:
confia no