Sem dúvida, é impressionante imaginar como o impacto de um asteróide foi capaz de gerar uma mudança tão definitiva no planeta: nada menos que o desaparecimento de dinossauros e o início de uma nova era.
E esse impacto não foi insignificante. Os cientistas apontam que o objeto que caiu tinha 20 quilômetros de largura e que a energia gerada como resultado do impacto é equivalente a 10.000 bombas lançadas como a de Hiroshima.
Isso foi há cerca de 65 milhões de anos atrás, e embora o asteróide seja considerado o principal responsável por esse fenômeno, verifica-se que era um conjunto de elementos em que o local no qual o asteróide caiu era vital.
O impacto do asteróide em uma área costeira rasa e rica em enxofre resultou em uma grande exibição de fumaça, detritos e enxofre, que deixaram a Terra atolada em uma escuridão quase absoluta e isolada da luz solar.
Essas são parte das conclusões do biólogo Ben Garrod, que indica que o que realmente causou a extinção dos dinossauros foi a ausência de alimentos que foram gerados após a imensa nuvem de detritos e gesso produzidos como resultado do impacto do asteróide.
As implicações disso foram definitivas. Algumas espécies conseguiram se adaptar, variando sua dieta e se escondendo em tocas, e outras, como os dinossauros, eram menos propensas a sobreviver e viram o fim de suas vidas.
O local exato onde o asteróide atingiu a Península de Yucatán, no Golfo do México. Isso gerou uma grande cratera na superfície da área, chamada Chicxulub; A cratera gerada tem um diâmetro de cerca de 300 quilômetros.
O que foi realmente mortal para os dinossauros foi a grande camada de enxofre que foi regada por toda a atmosfera e que permaneceu nela por um tempo.
Cientistas e pesquisadores determinaram que o asteróide não era o motivo da extinção dos dinossauros, mas a camada de enxofre que envolvia o planeta.
De fato, de acordo com esses estudiosos, se o asteróide tivesse impactado em águas mais profundas, a nuvem de rocha pulverizada que foi para a atmosfera não teria sido gerada.
Então, o que teria acontecido se o asteróide tivesse impacto em outro site? O mais importante é que a densidade de enxofre e detritos teria sido menor, o que teria permitido que a luz do sol continuasse a afetar a Terra, permitindo a existência do modo de vida conhecido até então.
Ou seja, é provável que os dinossauros não tivessem morrido naquele momento.
Apenas imaginar essa possibilidade nos permite ter consciência da importância desse evento histórico, e não apenas para a finalidade do impacto, mas principalmente para o local tão específico e decisivo para o qual foi.
1. qual a relação existente entre o título e o texto?
2. O texto de divulgação científica, claramente, traz considerações sobre algo de caráter científico. No texto acima, qual é essa questão?
3. Retire ao menos dois termos técnicos presentes no texto e escreva o que cada um significa.
4. A linguagem utilizada no texto é formal ou informal? Retire trechos que comprovem sua tese.
5. A linguagem utilizada também pode ser considerada pessoal ou impessoal? Comprove com passagens do texto
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
leia o texto e entenderá
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás