Mas voltemos à esquina. Quem passasse por aí em qualquer dia útil dessa abençoada época veria sentado em assentos baixos, então usados, de couro, e que se denominavam – cadeiras de campanha – um grupo mais ou menos numeroso dessa nobre gente conversando pacificamente em tudo sobre que era lícito conversar: na vida dos fidalgos, nas notícias do Reino e nas astúcias policiais do Vidigal. Entre os termos que formavam essa equação meirinhal pregada na esquina havia uma quantidade constante, era o Leonardo-Pataca. Chamavam assim a uma rotunda e gordíssima personagem de cabelos brancos e carão avermelhado, que era o decano da corporação, o mais antigo dos meirinhos que viviam nesse tempo.
ALMEIDA, M. A. de. Memórias de um sargento de milícias.
Ao dizer que Leonardo-Pataca era “uma rotunda e gordíssima personagem de cabelos brancos e carão avermelhado”, o narrador dá pistas para concluirmos que Memórias de um sargento de milícias é um romance que
Origem: Geekie
a) respeita o padrão romântico de beleza, pois todas as personagens da narrativa são idealizadas de maneira positiva.
b) nunca aborda as camadas populares do Rio de Janeiro joanino, pois o romance se passa nos palácios, e não nos subúrbios.
c) apresenta um herói tipicamente romântico, que pode ser comparado, por exemplo, a Peri, de O Guarani.
d) jamais se vale de uma linguagem bem-humorada, pois isso contrariava os preceitos românticos.
e) apresenta personagens que muitas vezes fogem da idealização maniqueísta dominante na época.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
e) apresenta personagens que muitas vezes fogem da idealização maniqueísta dominante na época.
Explicação:
Memórias de um sargento de milícias é uma obra excêntrica no universo dos romances românticos. Personagens como Leonardo-Pataca fogem da idealização maniqueísta dominante na época, pois pertencem às camadas populares e são apresentadas de forma sarcástica, o que as torna verdadeiros anti-heróis.
bmss061204:
certissimo! obrigadaaa
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás