• Matéria: Psicologia
  • Autor: 7abio7oliveira
  • Perguntado 4 anos atrás

Pesquisas apontam que, através do relato dos psicólogos que atuam na área da saúde coletiva, a experiência do atendimento nas Policlínicas gera diversos sentimentos, no entanto o sentimento de impotência frente às diversas dificuldades encontradas perpassa as narrativas de muitos dos psicólogos:

PSI 2: “As dificuldades que a gente tem primeiro é em relação ao número de profissionais... que eu acho que ainda é muito restrito ... é a dificuldade da frustração... daquele sentimento de tristeza porque em alguns locais vemos que as pessoas não têm o mínimo para sobreviver...”

Tal contexto evidencia os limites da prática psicológica exercida, apontando para a insuficiência da intervenção psicológica frente ao grande número de pacientes e complexidade da demanda apresentada, confirmando a especificidade da clínica psicológica e das interfaces que a rodeiam.

De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:

Escolha uma:
a.
Os conhecimentos da prática em saúde pública são os mesmos referendados tradicionalmente na construção da identidade do psicólogo e na formação profissional.

b.
A dificuldade de apropriação dos conhecimentos necessários para a atuação na Saúde Pública, não é um dos fatores que geram o sentimento de impotência nesses profissionais.

c.
A impotência experenciada mobiliza os psicólogos, na sua ação clínica, porém não produz uma maior disponibilização para acolher, compreender e responder à demanda dos clientes.

d.
Á medida que é promovida experiência dialógica entre o vivido e a atuação profissionais, há uma proximidade da dimensão ético-política necessária para a prática psicológica em Saúde Pública.

e.
A inquietação frente às dificuldades mobiliza mudanças e aperfeiçoamento nos serviços
oferecidos, mas não gera um maior investimento em nível pessoal no seu trabalho.

Respostas

respondido por: cyntiabotelho
10

Resposta:

a.

Á medida que é promovida experiência dialógica entre o vivido e a atuação profissionais, há uma proximidade da dimensão ético-política necessária para a prática psicológica em Saúde Pública.

Explicação:

Refere-se a mudança de paradigma da atuação do profissional do século XIX.

Correto, corrigido pelo AVA.

respondido por: viniciusrm19
0

A experiência dialógica mostra-se como um dos principais elementos para  a qualificação do processo de saúde pública, gerando uma atuação dos profissionais mais eficiente (Alternativa D).

Experiência Dialógica nos Profissionais de Saúde

Profissionais de saúde vem passando por muitas dificuldades, principalmente nas instituições públicas, em função da falta de estrutura, gerando déficits no atendimento.

Da mesma forma, evidencia-se a importância do diálogo como formas de se aumentar a capacidade de atendimento, assim como dar suporte aos próprios profissionais.

Mais sobre profissionais de saúde: brainly.com.br/tarefa/21770727

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares