• Matéria: Filosofia
  • Autor: Viihhhh
  • Perguntado 4 anos atrás

Em 399 a.C. Sócrates é acusado de graves crimes por alguns cidadãos atenienses. Estes pedem sua condenação à morte por desrespeito às tradições religiosas da cidade e por corrupção da juventude”.

MARCONDES. Danilo. Iniciação a História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 18 reimpressão. Zahar. Rio de Janeiro: 2018.


Sobre Sócrates, seu método de ensino e os levantes contra seu ofício, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

A atuação de Sócrates como filósofo e, portanto, professor, é recriminada pela sociedade ateniense pelo seu aspecto conservacionista.


Alternativa 2:

O exercício dialético socrático de constranger os sujeitos mediante perguntas fazia cair por terra as verdades estabelecidas pelo senso comum ou de natureza mítica.


Alternativa 3:

O que gerava incômodo na sociedade ateniense é que Sócrates defendia uma condição inata de ensino. Isso é, as pessoas eram determinadas biológica e socialmente pelo saber.


Alternativa 4:

O exercício dialético socrático sofreu perseguição da sociedade ateniense por julgarem relativista demais, sobretudo, pela defesa do filósofo para que as pessoas fossem o que elas queriam ser.


Alternativa 5:

A frase "o homem é a medida de todas as coisas" expressa de forma precisa a identidade do ensino e do saber em Sócrates. Para o autor, a verdade é uma condição educacional que cada um deve defender de forma individual.

Respostas

respondido por: michellssantoss
16

Resposta:

alternativa 2

no período  pré-socrático , já se investigava a natureza de maneira racional, ou seja , a filosofia surge se desligando do mítico , e Sócrates começa seu  método   pela fase destrutiva,  a ironia, diante do oponente, que se diz conhecedor do conhecimento, Sócrates afirma não saber nada.

Perguntas similares