5) No que se refere à relação campo-cidade no espaço geográfico brasileiro, é INCORRETO considerar que:
a) a concentração fundiária no campo brasileiro tem como marco histórico a Lei de Terras de 1850 a partir da qual a terra se transformou em mercadoria, passando a ser um bem oligárquico.
b) a reflexão sobre a realidade do espaço brasileiro impõe a necessidade da compreensão histórica dos processos sociais articulando espacialmente o campo e a cidade.
c) a expansão do agronegócio vem contribuindo para a redução do êxodo rural pelo aumento do emprego direto de mão de obra assalariada nas áreas de fronteiras agrícolas.
d) o agravamento da problemática da mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras está diretamente relacionado à política de incentivo a aquisição individual de automóveis pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
e) o reconhecimento legal dos territórios quilombolas se impõe como uma ação política necessária com vistas à garantia do direito social à cidade e ao campo enquanto espaços de reprodução da vida.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Explicação:
luandcunhagomesluand:
resposta é a c explicação:A charge expressa bem o fenômeno que ocorreu após a década de 50, com o aumento da população nas metrópoles urbanas e diminuição da população rural, o que tornou o trânsito das grandes cidades um caos, diminuiu o significativamente o número de trabalhadores rurais e inverteu a dinâmica demográfica brasileira, em que a população urbana ultrapassou a população rural, tornando o Brasil um país urbano.
respondido por:
8
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: C
Explicação:
- A charge expressa bem o fenômeno que ocorreu após a década de 50, com o aumento da população nas metrópoles urbanas e diminuição da população rural, o que tornou o trânsito das grandes cidades um caos, diminuiu o significativamente o número de trabalhadores rurais e inverteu a dinâmica demográfica brasileira, em que a população urbana ultrapassou a população rural, tornando o Brasil um país urbano.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás