Fale sobre os efeitos da quarentena e da pandemia nas crianças.
Aproximadamente 15 linhas.
Respostas
Resposta:
O Jornal da USP no Ar recebeu hoje (1°) Guilherme Polanczyk, professor associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP, para apresentar o III Simpósio do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (Sepia), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC), durante o qual serão debatidos, por pesquisadores e especialistas, os efeitos da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes. Ele explica que, em relação aos especialistas, a preocupação com crianças e adolescentes se manifesta tanto do ponto de vista teórico quanto do clínico. “Preocupamo-nos de verdade, especialmente porque problemas emocionais em crianças e adolescentes precedem os dos adultos”, aponta Polanczyk. Já os efeitos da pandemia e da quarentena nas crianças e nos adolescentes se manifestam de formas diversas, porque esses grupos estão em momentos diferentes da vida e da sua própria construção como indivíduo. No caso dos jovens e adolescentes, é no grupo social, na convivência com os amigos, que o desenvolvimento da identidade acontece. “Por isso, vemos adolescentes sofrendo bastante, apesar de vermos também muitos não ligando para esse quadro. Há situações mais dramáticas”, diz ele. No caso das crianças, Polanczyk explica que os amigos também são importantes, mas essa falta a própria família consegue suprir. Para elas, outras questões pesam mais, como o confinamento e preocupações sobre o que acontece no mundo – o que, para elas, não é muito claro. “Principalmente aquelas que têm pais passando por mais estresse e ansiedade, ou ainda em um nível socioeconômico menor, tendem a sofrer mais com isso.”
Resposta:
Durante esse contexto de pandemia, o que mais afetou as crianças foi o isolamento social porque antes da pandemia eles tinham um convívio com os familiares, amigos ,brincavam ,se divertiam, podiam ir à praças, parques etc.
E devido as forma de propagação do vírus necessitou manter esse isolamento social oque tem os afetado bastante.
Todos os efeitos que se fazem presentes no desenvolvimento infantil surgem a partir do estresse devido a própria pandemia.
Houve uma mudança inesperada no cotidiano ,na rotina das crianças, que deixaram de frequentar os ambientes escolares e deixaram de ter o contato com os amigos afetando bastante seu desenvolvimento.