Acerca da teoria do conhecimento na antiguidade, o que é incorreto afirmar? *
a) Os primeiros pensadores gregos preocuparam-se em estabelecer o princípio ou arché das coisas, princípio este que, por ser único, daria uma certa unidade ao mundo.
b) Na Grécia Antiga não havia fragmentação do saber, e falar sobre um assunto envolvia a totalidade dos outros; a existência era percebida e vivida como totalidade, sem divisões entre o pensar e o agir.
c) Para Sócrates, conhecer é penetrar na natureza das coisas e a verdade para ele é “dizer como as coisas realmente são”, ou seja, descobrir a essência das coisas. A verdade para ele e para todos os pensadores gregos se apresenta como adequação do intelecto à coisa.
d) De acordo com Platão, o mundo sensível é regido pela opinião e o mundo das ideias, pela ciência. Assim, o conhecimento acontece quando nosso espírito se eleva das coisas múltiplas por meio de um movimento dialético, que consiste no vencer a crença nos dados do mundo sensível e na utilização sistemática do discurso para chegar à ordem da verdade, isto é, aos conceitos mais gerais e os princípios primeiros.
e) Para Aristóteles, conhecer é penetrar na natureza das coisas e a verdade para ele é “dizer como as coisas realmente são”, ou seja, descobrir a essência das coisas. A verdade para ele e para todos os pensadores gregos se apresenta como adequação do intelecto à coisa.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a letra e) para Aristóteles...
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás