A savanização da Amazônia
OIPCC faz uma previsão sombria sobre a Amazônia: se o desmatamento não for interrompido, será inevitável que aconteça uma gradual transformação da floresta em savana, alterando o regime de chuvas e trazendo prejuízos incalculáveis para a rica biodiversidade da região.
Outra consequência do desmatamento da Amazônia é que a quantidade de água absorvida pela superfície da terra diminui nas áreas sem cobertura vegetal, provocando problemas como o empobrecimento do solo e a erosão, pois sem arvores a água corre, em vez de impregnar as plantas e o solo, como acontece na mata pouco alterada.
As áreas desmatadas, que se transformam em savanas como o nosso cerrado, não fornecem tanta umidade para a atmosfera quanto as áreas de floresta tropical. Cerca de 20% da mata em torno da região do Arco do Desmatamento, também chamado de Arco de Fogo, já se encontra em processo de savanização, que pode se tornar irreversível.
A perda de cobertura vegetal, principalmente nos estados de Pará, Mato Grosso e Rondônia, vem provocando a elevação da temperatura em cidades próximas ao Arco do Desmatamento, como Cuiabá ou Porto Velho.
Dessa forma, quando trocamos a floresta em pé, capaz de prestar todos esses serviços ambientais para o nosso país, por pastos ou plantios, mesmo que esses gerem riqueza imediata com a exportação de carne ou soja, a longo prazo essa troca pode ser desvantajosa para o país, pois outros tipos de cobertura vegetal não oferecem os serviços essenciais que a floresta é capaz de produzir.
Segundo o texto, o que é a savanização da floresta Amazônica?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Entende-se pelo conceito de savanização o processo de transformação de uma vegetação natural, como uma floresta tropical ou equatorial, em uma área cuja paisagem assemelha-se à das savanas africanas ou à do cerrado brasileiro, com um campo ralo, árvores espaçadas e uma menor quantidade de folhas.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás