O
1-Sobre conflito na África, marque a opção
INCORRETA:
a) É um conflito entre duas etnias africanas, Hútus e Tútsis.
b) Os conflitos se mantêm até hoje, com sucessivas tréguas e
retomadas de embates, acarretando em uma grande
quantidade de mortes na região.
c) O conflito foi solucionado com um acordo de paz.
d) Os territórios dos países Ruanda e Burundi são o palco
dessa luta sangrenta.
Respostas
Resposta:
letra c.
Explicação:
Os territórios dos países Ruanda e Burundi são palco de uma sangrenta luta entre Hútus e Tútsis, duas etnias africanas que lutam pelo controle territorial desses dois países. Ambos os territórios, após a partilha da África, formavam um único país, denominado Ruanda-Urundi, que pertencia à Alemanha. Após a derrota dos alemães na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1919, o país passou a pertencer à Bélgica.
Os belgas então escolheram a minoria tútsi (15% da população) para governar o país, subjugando a maioria hútu. Em 1959, após inúmeros protestos dos hútus, houve uma separação entre Ruanda e Burundi. Em 1961, Ruanda conseguiu a sua independência e passou a ser uma República administrada, dessa vez, pelos hútus. Os tútsis, perseguidos, exilaram-se nos países vizinhos, inclusive em Burundi, que também conseguira sua independência.
Ao longo dos anos, os conflitos entre Ruanda e Burundi e entre hútus e tútsis até hoje se mantêm, com sucessivas tréguas e retomadas de embates, acarretando em uma grande quantidade de mortes na região.