• Matéria: História
  • Autor: Indlafernanda12345
  • Perguntado 9 anos atrás

Escreva um pequeno texto apresentado o papel das relacoes de suserania e vassalagem no feudalismo


bianca2424: No sistema feudal, quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo. O vassalo, ao receber a terra, jurava fidelidade a seu senhor. O juramento de fidelidade consistia numa homenagem prestada por um vassalo a seu suserano: o vassalo se ajoelhava diante do suserano, colocava sua mão na dele e prometia ser-lhe leal e servi-lo na guerra
bianca2424: Os suseranos e os vassalos estavam ligados por obrigações recíprocas: o vassalo devia serviço militar a seu suserano e esse, proteção militar a seu vassalo. Pode-se dizer que não havia quem não fosse vassalo de outro. O senhor era vassalo de um rei que, por sua vez, era vassalo de imperadores e estes se consideravam vassalos de Deus.
bianca2424: Acho que esta e a resposta espero ter ajudado
CaahVitória: Os senhores feudais detinham poder sobre homens e sobre terras, e para isso era necessário ter poder sobre o trabalho das pessoas, para acumular riquezas. Nas cerimônias de re lações de suserania e vassalagem, o vassalo recebia em troca proteção, habita- ção e alimentação. No caso da vassalagem, os benefícios que as lutas pelo poder asseguravam explicavam e justificavam a dependência entre o suserano e o vassalo.

Respostas

respondido por: Luanferrao
10
Durante a Idade Média, o poder estava concentrado em vários senhores feudais, nobres que possuíam muita terra e um número considerado de servos. Assim, quando um senhor feudal estava em crise no seu feudo, ele recorria a outro senhor, pedindo-o ajuda. Daí se firmava um pacto entre os dois nobres, onde era feito um juramento de fidelidade, surgindo então o suserano (o que ajudava) e o vassalo (que recebia ajuda). Um senhor que tivesse um maior número de vassalos era o mais poderoso, já que assim teria apoio quando precisasse, além de ter influência sobre seus vassalos.
Perguntas similares