Leia atentamente o texto do historiador Leandro Karnal sobre a reorientação da política inglesa no século XVIII e a reação dos colonos na América. "No segundo século da colonização, a Coroa Britânica queria fazer as colônias cumprirem sua função de colônias: engrandecimento da metrópole. Ficava clara uma mudança na política inglesa. Os colonos reagiram imediatamente. Um deles, James Otis, publicou uma obra denunciando as medidas e reafirmando um velho princípio inglês que os colonos invocavam para si: 'taxação sem representação é ilegal'. O que significa isso? Desde a Idade Média até o século XVIII, a Inglaterra sofreu muitos movimentos que afirmavam esse princípio: para alguém pagar um imposto (taxação), essa pessoa deve ter votado num representante que julgou e aprovou este imposto (representação). Assim foi com os burgueses que impuseram limites a Carlos I (rei inglês). Era esse princípio tradicional da Inglaterra que Otis, no fundo, queria fazer valer para as colônias. De acordo com o texto e com base em seus conhecimentos, identifique a alternativa INCORRETA.
a) A mudança de orientação na política inglesa desagradou os colonos tanto por seu aspecto econômico quanto político.
b)As colônias reagiram aos novos impostos argumentando que eles só seriam válidos se os colonos tivessem participado da sua elaboração.
c)Os colonos reagiram à nova política inglesa exigindo imediatamente a independência política das Treze Colônias.
d)Os colonos da América se viam como súditos do rei da Inglaterra da mesma forma que os habitantes da metrópole, por isso acreditavam que deveriam ter os mesmos direitos nas decisões políticas.
e) A luta pela independência das Treze Colônias teve início quando os colonos perceberam que a Inglaterra não estava disposta a conceder direitos políticos, mas, sim, a fazer valer seus direitos como metrópole.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Letra D
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás