Um Estado Laico é compreendido como aquele que não possui uma religião oficial, tornando-o um país na qual seus habitantes tem total direito à liberdade de expressão religiosa livre de quaisquer formas de preconceito ou discriminação. Diante disto, DISCUTA OS FATORES ASSOCIADOS (CAUSA E EFEITO) DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL [Na sua resposta você pode exemplificar com o cenário local e/ou global].
Respostas
O Estado laico surgiu junto ao republicanismo a fim de garantir que houvesse igualdade entre todos os cidadãos. Após diversas guerras e conflitos por conta de religião, as pessoas começaram a enxergar a necessidade de separar as decisões estatais da Igreja, pois ela não poderia servir como base para justificar as ações do governo.
A junção entre Estado e Igreja foi abandonada com o modo de governar do Antigo Regime pela maioria dos países, pois os monarcas absolutos de antes necessitavam da suposta bênção divina para justificar as suas ações. O republicanismo e a dissolução do poder estatal no Parlamento retiraram o peso das ações governamentais da religião e colocaram-no inteiramente no povo, na competência dos agentes públicos e no âmbito do Estado.