• Matéria: História
  • Autor: pedrovictorreisribei
  • Perguntado 4 anos atrás

2 (Fuvest - 2004) “Os soldados franceses que guerrearam da Andaluzia a Moscou, do Báltico à Síria (...) estenderam a universalidade de sua revolução mais eficazmente do que qualquer outra coisa. E as doutrinas e instituições que levaram consigo, mesmo sob o comando
de Napoleão, eram doutrinas universais, como os governos sabiam e como também os próprios povos logo viriam a saber." (Eric Hobsbawm. A era das revoluções-1789-1848).
Baseando-se no texto, aponte:

a) As doutrinas e instituições referidas pelo autor.

b) Os desdobramentos dessas guerras para a América Ibérica.

Respostas

respondido por: KimJongUm
0

Resposta:

a) As doutrinas foram o liberalismo e nacionalismo. As instituições foram a igualdade perante a lei (igualdade civil) e governos escolhidos pelos cidadãos.

b) O desdobramento foi o início do processo de independência das colônias, devido à intervenção napoleônica na Península Ibérica.

respondido por: erickm5
1

A) As doutrinas e instituições referidas pelo autor são aquelas mesmas da Revolução Francesa. Entre elas, estão os sentimentos de igualdade, liberdade e fraternidade, que seriam fundamentais para que colônias europeias começassem a declarar independência, no caminho para instituir, assim, repúblicas democráticas. Afinal, derrubar as monarquias absolutistas era um dos objetivos de Napoleão,

B) Na América Ibérica aconteceu uma verdadeira onda de declarações de independência de diversos países da América Latina, pois a invasão de Napoleão arruinou o império espanhol.

Nas colônias portuguesas, os primeiros efeitos foram ligeiramente diferentes, pois a corte do Rei D. João VI se transferiu inteira para o Brasil com a ajuda dos britânicos, que eram inimigos de Napoleão. Isso prolongou a influência monárquica no país mesmo após a declaração de independência do Brasil.

Consequências das guerras napoleônicas

Do mesmo modo que já havia ocorrido nos Estados Unidos, anteriormente, quando seguiam os passos da Revolução Francesa, as doutrinas da república e de poder ao povo encontraram seu caminho até as outras colônias da América.

As guerras napoleônicas desgastaram as principais potências imperialistas da Europa. O império espanhol caiu, e o português só não caiu porque a corte foi transferida para o Brasil. Com isso, algumas colônias viram a oportunidade de declarar independência.

Em questão de duas décadas a partir das guerras napoleônicas, praticamente todo o território colonial da América Ibérica tinha declarado independência.

Saiba mais sobre as guerras napoleônicas em https://brainly.com.br/tarefa/26251855

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares