A globalização pode ser entendida como : *
6 pontos
É o distanciamento vivido atualmente por todos os países, pelas pessoas e empresas. As diferenças culturais tem servido como grandes barreiras para uma possível integração;
É a integração econômica, politica, social e cultural mundial. Podemos afirmar que praticamente não existe mais barreiras que separem sociedades e lugares distantes, pois vivemos a era da aproximação global;
É a produção em larga escala de globos terrestres. Por isso recebe esse nome;
Conjunto de leis e normas naturais aplicadas nas sociedades mais modernas da atualidade;
Respostas
Resposta:
A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. Por se caracterizar como um fenômeno de caráter mundial, muitos autores preferem utilizar o termo mundialização.
É preciso lembrar, porém, que, apesar de ser um conceito recentemente elaborado, a sua ocorrência é antiga. A maioria dos cientistas sociais marca o seu início no final do século XV e início do século XVI, quando os europeus iniciaram o processo de expansão colonial marítima. Com isso, é possível perceber que a globalização não é um fato repentino e consolidado, mas um processo de integração gradativa que está constantemente se expandindo.
Leia também: Nova Ordem Mundial
Aldeia global
Muitos autores utilizam o termo “aldeia global” para se referir à globalização, pois ela não se limita aos planos políticos e econômicos, ocorrendo também no âmbito da cultura. Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
Assim, muito se fala em uma padronização cultural. No entanto, há quem conteste essa tese, dizendo que os regionalismos também se ampliam, promovendo o aumento da heterogeneidade cultural. Outros chegam a afirmar que o que ocorre, na verdade, é uma hegemonização cultural, em que os costumes dominantes se impõem sobre os demais.
Para se ter uma ideia dos avanços tecnológicos e do aumento da velocidade nas trocas de informações, podemos comparar as notícias das mortes de duas personalidades mundialmente conhecidas. Em 1865, quando Abraham Lincoln faleceu, a notícia chegou à Europa treze dias depois. Em 2009, a morte de Michael Jackson estava sendo divulgada em tempo real para todo o mundo.
Explicação: