Acidentes com eletricidade causaram 599 mortes no Brasil, em 2016, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre). Desses, 171 foram acidentes domésticos. A pesquisa avaliou ainda, a partir de uma amostra de 999 domicílios, as condições das instalações elétricas residenciais. Segundo o estudo, apenas 29% das residências brasileiras têm projeto elétrico e 52% não têm fio terra. De acordo com o Diretor da Procobe, "o cenário é bastante preocupante e mostra a necessidade de readequação das instalações elétricas, principalmente dos imóveis com idade média de 20 anos de construção". Com relação ao atendimento de vítimas de choque elétrico, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Descreva três cuidados que devem ser levados em consideração quando se trata do atendimento a vítimas de choque elétrico.
Respostas
Resposta:
Qualquer pessoa deve considerar todo fio elétrico como um provável causador de um choque mortal
1. Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha;
2. Chame uma ambulância, ligando para o 192;
3. Observe se a pessoa está consciente e respirando;
4. Se estiver consciente: acalme a vítima até a chegada da equipe médica;
Se estiver inconsciente, mas respirando: deite-a de lado, colocando-a em posição lateral de segurança.
Três cuidados que se deve ter ao atender vítimas de choque elétrico são: desligar a fonte da corrente elétrica ou afastar o sujeito da fonte do choque, investigar sinais vitais e nível de consciência e se houver parada respiratória ou cardiorrespiratória, realizar os procedimentos adequados.
O choque elétrico caracteriza-se por uma lesão causada pelo percurso de uma corrente elétrica no organismo de um indivíduo, podendo afetar órgãos importantes e até mesmo levar o sujeito a óbito.
Algumas medidas a serem tomadas ao atender vítimas de choque elétrico são:
- Desligar a fonte da corrente elétrica ou afastar o sujeito da fonte do choque elétrico para que possa dar procedimento ao atendimento;
- Investigar o nível de consciência e os sinais vitais da vítima;
- Se houver parada respiratória ou cardiorrespiratória, realizar os procedimentos adequados (respiração artificial ou ressuscitação cardiopulmonar).
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/1144584