Respostas
Em 4 de julho de 1776, Thomas Jefferson elaborou a declaração de Independência dos Estados Unidos.
A Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos em 1783. A nova nação ocupava um extenso território que ia do delta do rio Mississippi à porção oeste dos Grandes Lagos.
O início da formação territorial dos Estados Unidos foi dado pelos ingleses quando ocuparam a porção oriental (planície litorânea Atlântica) da América do Norte.
No início do século XIX, os Estados Unidos conseguiram por 15 milhões de dólares os territórios da Louisiana que pertenciam à França.
O território da Flórida foi adquirido da Espanha em 1819. A região do Texas, que pertencia ao México, foi ocupada pelos estadunidenses para o plantio do algodão, gerando um incidente diplomático entre os países. Essa região foi anexada, em 1845, como estado da União, configurando, assim, um ato imperialista dos Estados Unidos.
Em 1846, a porção noroeste que pertencia à Inglaterra foi cedida aos Estados Unidos.
A expansão para o oeste em áreas que também pertenciam ao México intensificou-se após a descoberta do ouro na Califórnia, gerando guerra entre o México e os Estados Unidos. O México, derrotado no conflito, recebeu uma indenização de 10 milhões de dólares pela incorporação aos Estados Unidos dos atuais estados da Califórnia, de Nevada, do Novo México, de Utah e do Arizona (1853).
O Alasca foi comprado da Rússia por sete milhões de dólares em 1867.
Contexto histórico
O território dos EUA começou a ser colonizado no início do século XVII. O primeiro grupo de colonizadores eram cristãos puritanos que desembarcaram, em 1607, na região do atual estado da Virgínia. Em 1620, chegaram mais puritanos na mesma região, intensificando o processo de colonização.
Durante todo o século XVII e meados do XVIII foram se formando, na região da costa leste, as treze colônias. Estas foram a base inicial territorial do que mais tarde seriam os Estados Unidos da América. Foi a partir do final do século XVIII e durante todo o XIX, que os norte-americanos foram ampliando seu território rumo a oeste. Este processo ocorreu com a conquista de terras através de guerras, anexações ou compras. Os índios norte-americanos (nativos de grande parte da região), através de um processo violento, perderam grande parte de suas terras para os colonizadores brancos.
Cronologia da formação do território dos EUA:
- Século XVIII: formação das treze colônias inglesas (Rhode Island, New Hampshire, Massachusetts, Nova York, Connecticut, Nova Jersey, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia).
- Em 1783: obtenção de grande faixa territorial, na região centro-leste, da Inglaterra. Esta área corresponde aos atuais estados do Alabama, Tennessee, Kentucky, Ohio, Indiana, Mississipi, Illinois, Wisconsin e Michigan.
- Em 1803: compra de grande extensão territorial da França na área central dos EUA. Esta área corresponde, atualmente, aos estados da Louisiana, Arkansas, Missouri, Oklahoma, Kansas, Iowa, Nebraska, Dakota do Sul, Minnesota e Dakota do Norte.
- Em 1818: região norte do atual estado da Dakota do Norte foi cedida pela Inglaterra.
-Em 1819: região da Flórida é comprada da Espanha.
- Em 1845: região centro-sul (atuais estados do Texas e Novo México) é anexada.
- Em 1846: a Inglaterra cede a região do extremo noroeste (atuais estados de Washington, Idaho e Oregon.
- Em 1848: extensa área centro-oeste (atuais estados de Utah, Arizona, Califórnia e Nevada) é comprada do México, após a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que colocou fim a Guerra Mexicano-Americana (1846-1848).
Pintura da Batalha de Churubusco durante a Guerra Mexicano-americana
Batalha de Churubusco (1847) durante a Guerra Mexicano-americana: vitória dos EUA possibilitou a anexação de vários estados do oeste.
- Em 1853: sul dos atuais estados do Novo México e Arizona é comprado do México.
- Em 1867: Alasca é comprado da Rússia.