Respostas
A palavra capital provém do latim capitālis que, por sua vez, deriva do termo caput (“cabeça”). Trata-se portanto daquilo que pertence ou é relativo à cabeça.
No cristianismo, os pecados capitais são aqueles que são o princípio (a cabeça) de outros, sendo eles a luxúria, a gula, a preguiça, a avareza, a ira, a inveja e a vaidade.
Por outro lado, conhece-se como pena capital ou pena de morte a execução de um condenado por parte das autoridades competentes. Esta pena é aplicada como castigo por um delito considerado muito grave, como um crime com agravantes.
A nível populacional, a capital é a cidade principal de um Estado, de uma província ou de um distrito. Por exemplo, a capital da Argentina é Buenos Aires; a capital de Portugal é Lisboa; a capital do Brasil é Brasília.
Na área da economia, o capital é um dos factores produtivos (bem como o trabalho e a terra). Em geral, o termo é usado para designar uma quantia de dinheiro que pode ser emprestado ou investido: “Disponho de um capital de 10.000 dólares para aplicar em acções do grupo Sonae”, “Neste momento, o capital da empresa está limitado aos 50.000 euros, nada mais”.
Por fim, “O capital” (“Das Kapital”, em alemão) é um livro de Karl Marx, aliás a obra mais importante do marxismo, dedicado à crítica da economia política. Marx só conseguiu publicar o primeiro tomo enquanto era vivo, sendo que os dois outros foram editados pelo seu colaborador e amigo Friedrich Engels.