GENTE ME AJUDEM POR FAVOR
O desemprego e o trabalho informal, muitas vezes, podem levas as classes sociais mais pobres à exclusão social. Esse cenário é agravado quando se une aos elevados índices de analfabetismo e à baixa escolaridade.
a) Como evoluiu a média de anos de estudo no Brasil, entre 1980 e 2018? Utilize dados do gráfico para justificar a sua resposta.
b) Que relação podemos estabelecer entre o desemprego nas cidades e a baixa escolaridade de grande parte da população?
Respostas
Resposta:
a) De acordo com o gráfico, a média de anos de estudo no Brasil cresceu quase 4 vezes no período, de 2,5 em 1980 para 9,3 em 2018.
b) Apensar da melhora significativa nas últimas décadas, como pode ser observado no gráfico, o Brasil ainda apresenta um número médio de anos de estudo muito inferior àquele que é considerado necessário (15 anos) para que a população de baixa renda supere a pobreza e consiga deixar a marginalidade social, passando a integrar a sociedade moderna. Contudo, não basta a permanência na escola por muitos anos se não houver qualidade na educação para possibilitar que o trabalhador tenha uma boa formação, à luz das novas tecnologias e aos novos processos de produção, e consiga um bom emprego.
Caso o aluno tenha dificuldade para elaborar a resposta esperada, oriente-o a retomar a leitura da apostila ou proponha uma pesquisa na internet para acessar dados recentes e mais informações sobre o tema.
Explicação:
Gabarito
Resposta:
Explicação:
a) De acordo com o gráfico, a média de anos de estudo no Brasil, ou de um brasileiro, cresceu praticamente 4 vezes no período de 1980 a 2018. Isso é um fator positivo para o país.
b) Mesmo com uma melhora nos índices da média de anos de estudo, como mostrado no gráfico nas últimas décadas, o Brasil ainda apresenta um número médio de anos de estudo muito inferior aquilo que é considerado necessário para se criar uma sociedade ou um país com um alto nível intelectual e com um analfabetismo tendendo a zero. Porém é necessário que haja uma qualidade na educação para possibilitar que o cidadão tenha uma boa formação e consiga um bom emprego.